X suspende contas de Marcos do Val e de pivôs de bloqueio da rede social no Brasil
20 de setembro de 2024 11:50A plataforma X (antigo Twitter) desativou nove perfis que foram “pivôs” no conflito entre o bilionário Elon Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o que resultou na suspensão da rede social no Brasil, conforme informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Entre as contas bloqueadas está a do senador Marcos do Val (Podemos-ES), que agora aparece como “conta retida” em outros países. Além dele, foram removidos os perfis do influenciador bolsonarista Ed Raposo, que concorreu a deputado federal pelo PTB-RJ em 2022, do engenheiro Cláudio Luz e do pastor Josias Pereira Lima.
Outros perfis que saíram do ar incluem o do ex-apresentador da Jovem Pan, Paulo Figueiredo, que gerenciava duas contas, além de Paola da Silva Daniel, esposa do ex-deputado Daniel Silveira, a filha do blogueiro Oswaldo Eustáquio e o influenciador Sérgio Fischer.
No entanto, a plataforma não mencionou em sua petição ao STF o status das contas de João Ricardo Meri Alves e Sandra Eustáquio, esposa de Oswaldo Eustáquio, que também foram alvo de decisões judiciais.
Vale destacar que a empresa de Musk havia se recusado a cumprir ordens anteriores que exigiam a remoção desses perfis, o que levou ao bloqueio da plataforma no Brasil em agosto, além de uma multa superior a R$ 18 milhões.
As decisões sobre o bloqueio das contas foram tomadas nos dias 7, 16 e 20 de agosto, após a Polícia Federal apresentar evidências de que várias pessoas estavam intimidando autoridades que investigavam milícias digitais e uma tentativa de golpe de Estado.
Foto de capa: Marcos Oliveira/Agência Senado
Reprodução/Diário do Centro do Mundo