VÍDEO: Sergio Moro é humilhado ao tentar lacrar na CPMI dos atos golpistas

4 de agosto de 2023 10:31

O ex-juiz e atualmente senador pelo Paraná, Sergio Moro (União Brasil-PR), tentou se destacar na sessão desta quinta-feira (3) da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, mas foi rebatido pelo deputado Rubens Pereira Júnior (PT-AM).

Durante sua intervenção, Sergio Moro acusou o governo federal e sua base no Congresso de agirem para obstruir os trabalhos da Comissão e impedir a convocação de pessoas ligadas à gestão federal para depor na CPMI.

“Se esta Comissão tem receio de ouvir o diretor da Força Nacional, e eu sei que essa não é a posição do presidente da CPMI [Arthur Maia/União-BA], mas se o governo teme que ouçamos o diretor da Força Nacional no dia 8, então, senhor presidente, eu diria: mais uma vez, um padrão de obstrução da Justiça, e nós não cumpriríamos nosso papel. Faço um apelo aos colegas parlamentares, mesmo os que defendem o governo, para que essa simples diligência seja aprovada”, concluiu Moro.

Em seguida, o deputado Ruben Pereira respondeu às acusações de Moro e deixou o ex-juiz sem uma resposta sólida. “O que está em discussão é o bloco 2 de convocações, não o bloco de pedidos de informação. E, nesse caso específico, as duas convocações são para um representante da Força Nacional e um representante do Ministério da Justiça. Gostaria de informar a Vossa Excelência que o governo e sua base votarão contra, isso já foi comunicado”, começou Rubens Pereira.

“Por incrível que pareça, quando anunciamos a lista do acordo, dois requerimentos do senador Sergio Moro não foram incluídos. E eu queria, mesmo sendo membro da bancada governista e tendo a convicção de que o governo não teme investigação, e que não há nada a esconder, solicitar a inclusão dos requerimentos do senador Sergio Moro […] faço esse pedido pelas cópias dos processos administrativos. Entendo que ainda não é o momento de realizar a convocação, inclusive porque ainda não obtivemos resposta aos requerimentos”, explicou Pereira.

Logo em seguida, Ruben Pereira reforça seu apoio aos pedidos de Moro. “O pedido que faço, e faço até um apelo à oposição, é justamente esse: aprovemos os dois requerimentos do senador Sergio Moro, que pede as cópias dos processos administrativos. Isso não está na pauta, mas como membro da bancada governista, estou solicitando a inclusão, pois fazia parte do acordo inicial”, concluiu o deputado.  

Após a discussão, a convocação do coronel Sandro Augusto Salles Queiroz, então comandante da Força Nacional no dia 8 de janeiro, foi rejeitada por 19 votos contra 12. 

Reprodução/Revista Fórum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *