“Tem que ser considerada”, diz Dilma sobre proposta de Lula de criar moeda única para o BRICS
30 de maio de 2023 09:39A ex-presidente do Brasil e presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como banco dos BRICS, Dilma Rousseff, defendeu em seu discurso na abertura da 8ª Reunião Anual da instituição financeira, em Xangai, a possibilidade de que os países que integram o bloco adotem uma moeda única em suas transações comerciais e financeiras. “Não deixa de ser uma ideia. Tem que ser considerada”, disse Dilma. A criação de uma moeda única para o Mercosul foi abordada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira (29).
Ainda segundo ela, “o mundo está passando por transformação. Não é uma moeda contra outra. Não é discutir. Queremos somar. Vamos continuar a buscar mercado de dólar. Mas vamos considerar que é muito importante o mercado asiático e de moedas locais”.
Dilma destacou, ainda, que uma das prioridades de sua gestão à frente do NBD é o aumento do fornecimento de crédito em moedas locais. “Minha principal missão é contribuir para que o banco se fortaleça”, ressaltou.” Um dos mecanismos para isso é aumentar a capacidade para levantar fundos em todos os mercados, baseado em todas as moedas – dólar, euro e nas moedas alternativas dos mercados locais, afirmou mais à frente.
“Assim sendo, quando tomam emprestado, tomam em moedas que não são relativas a eles, como o dólar ou euro, ficando sujeitos aos problemas derivados de crises, baseada em questões cambiais, e sujeitos a absorver todos os choque e flutuações que possam ocorrer quando politica monetária mude de direção”, disse Dilma citando as recentes alterações na política monetária dos Estados Unidos. EUA.
Segundo ela, a tendência pelo uso de moedas locais ganhou força após a crise financeira de 2008 e com a regionalização do comércio e que “o mundo vai transitar para a moeda digital”. Vai surgir uma multilateralidade de moedas. E acho que vai surgir essa moeda digital. Se tiver isso, vários países usarão para o comércio”, afirmou.
Na segunda-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (29) defendeu a criação de uma moeda comum para os países membros do BRICS visando diminuir a dependência do dólar nas transações comerciais e financeiras.
“Eu sonho em ter uma moeda comum para nossos países utilizarem em transações, para que possamos ser independentes do dólar. Não pode ser que não tenhamos mais liberdade para realizar negócios. Eu sonho com o BRICS tendo sua própria moeda, assim como o euro da União Europeia”, disse Lula em uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Reprodução/Brasil 247