Setur-BA e trade celebram na Lavagem do Bonfim o crescimento do turismo baiano
12 de janeiro de 2024 09:39Pelo segundo ano consecutivo, o bloco do turismo participou do cortejo da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (11), em Salvador, para promover a maior festa do sincretismo religioso baiano. Servidores da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), empresários e profissionais do setor e representantes de organizações sociais caminharam, juntos, nas homenagens ao Nosso Senhor do Bonfim. Eles celebraram o crescimento das atividades turísticas na Bahia, em 2023, acima da média nacional, e a previsão de uma alta temporada recorde. Durante o verão, são esperados 6,5 milhões de turistas no estado, com a injeção de quase R$ 10 bilhões na economia.
“Agradecemos ao Senhor do Bonfim por iluminar os caminhos do turismo baiano para posições de liderança no país. O trabalho vitorioso é resultado do esforço do Governo do Estado, com a contribuição de todos os agentes que atuam no setor, demonstrada nessa caminhada conjunta, rumo à Colina Sagrada”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“Essa socialização é muito positiva. Tivemos um 2023 bastante produtivo e esperamos mais em 2024, nessa parceria com a Setur-BA, pelo fortalecimento do turismo baiano, que tem na Lavagem do Bonfim uma de suas maiores expressões”, completou o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze.
Para o presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA), Luiz Henrique do Amaral, “essa união é o que nos torna cada vez melhores naquilo que fazemos, juntos, com a transversalidade que caracteriza o turismo, evidenciada em momentos como esse de manifestação popular”.
O grupo foi embalado pela bateria do bloco afro Muzenza, com baianas típicas carregando vasos cheios de água de cheiro, que interagiram com baianos e turistas, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na região do Comércio, até as escadarias da Igreja do Bonfim.
“Essa energia contagiante dos baianos é diferenciada. O ritmo, a crença, o sorriso, uma mistura que deixa a gente motivada a seguir na vida com mais fé e esperança em dias melhores”, relatou a turista mineira Ângela Barbosa.
Reprodução/GovBA