Rui Costa diz que baianos estão “morrendo desesperados” e faz apelo a Lira por vacina

3 de março de 2021 14:48

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), fez um “apelo de desespero” ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para que ele ajude a aprovar a possibilidade de estados comprarem e aplicarem por conta própria as vacinas contra a Covid-19. O pedido foi feito em reunião com governadores e Lira nesta terça-feira (2).

“Em nome do povo da Bahia que está desesperado atrás de um leito de UTI, por favor, aprove imediatamente a possibilidade dos estados comprarem e aplicarem a vacina. É disso que preciso. Não preciso mais das brincadeiras do presidente, preciso de uma lei ou de uma autorização judicial que me permita comprar e botar a vacina aqui para salvar vidas humanas”, disse o governador.

“Tenho 300 pessoas aguardando regulação para leitos de UTI. Nós abrimos em 15 dias mais 300 leitos de UTI, que foram consumidos na integralidade”, seguiu.

“No dia de hoje, eu tenho 300 pessoas aqui passando mensagem ao governador pedindo desesperadamente. E, enquanto isso, absoluta insensibilidade, o presidente da República fazendo gracinha e mandando mensagens para a sua tropa de choque ficar atacando governadores e prefeitos”, continuou o governador. ​

Em seguida, Rui Costa pede mais uma vez para que o presidente da Câmara ajude na aprovação da compra de vacinas pelos estados. De acordo com o governador, baianos estão “morrendo desesperados” no estado.

“Quero pedir aqui em nome do povo baiano, em nome dos 39 deputados da Bahia, que o presidente da Câmara, por favor, nos ajude a aprovar a vacina e a salvar a vida de baianos, de nordestinos e de brasileiros. É um apelo que eu faço tamanha a minha indignação e a minha revolta com esse comportamento do governo federal e da Anvisa”, disse o governador.

“​Não posso me calar com isso, de assistir baianos morrendo desesperados. Filhos, avós, tios, pais, mães. Essa variante [do vírus] está recontaminando todo o mundo. Não temos tempo a perder, me desculpe o desabafo”, seguiu. “Fica o meu apelo aqui de desespero, a verdade é essa”, concluiu Costa.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, o governador da Bahia pretende comprar vacinas do fundo soberano russo que coordena o desenvolvimento da vacina Sputnik V.

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou na semana passada que estados e municípios comprem as vacinas diretamente com laboratórios estrangeiros quando as doses ofertadas pelo Ministério da Saúde não forem suficientes.

Fonte: Revista Fórum / Foto: Reprodução/Facebook

Tag: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *