Retrospectiva 2023: Ações da Fenae ampliaram rede de bem-estar ao pessoal da Caixa

29 de dezembro de 2023 15:59

O ano de 2023 foi de vital importância no dia a dia da mobilização por nenhum a direito a menos, por democracia e na busca para ampliar a rede de bem-estar aos empregados e aos aposentados da Caixa Econômica Federal. A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), em parceria e articulação com todas as Apcefs do país, desempenhou um papel fundamental nesse processo, oferecendo benefícios exclusivos aos associados por meio de programas e projetos nas áreas sociais, culturais e esportivas. Essas ações, entretanto, estiveram combinadas com a luta por melhores condições de trabalho, defesa dos direitos e por uma Caixa pública e sintonizada com as demandas sociais do Brasil.

Desafios foram enfrentados e vencidos, coroando a celebração de conquistas decisivas. Foram realizadas atividades para promover o conhecimento, o esporte, a cultura e a cidadania. Houve também debates sobre assuntos de interesse dos empregados e aposentados.

O calendário de 2023 foi aberto pelo #ProntoFalei, realizado em junho no Teatro Oficina, em São Paulo (SP). Nesse evento, centrado no tema da “Democracia”, o bate-papo priorizou a transformação social, inteligência artificial, ChatGPT, trabalho, carreira, combate ao assédio e outros de caráter mais social. O público-alvo foi formado por empregados mais jovens, mas os debates tiveram o intuito de “furar a bolha” para levar a sociedade a repensar comportamentos retrógrados em relação aos direitos humanos dentro e fora da Caixa.  

No decorrer do ano, como ocorre desde 2009, as Apcefs receberam apoio na realização da Corrida Fenae do Pessoal da Caixa, que faz parte do calendário das entidades associativas para comemorar o aniversário da Fenae, em 29 de maio, com data de fundação em 1971. Houve ainda atividades relacionadas ao Dia do Saci e ao Dia do Aposentado, além de celebrações pela passagem do natalício das Apcefs, entre outras ações. 

Os conteúdos disponibilizados pela Rede do Conhecimento, plataforma de EAD da Fenae e das Apcefs, também se destacaram. Um dos cursos mais procurados por empregados associados foi o de certificação bancária (CPA 10, CPA 20 e CEA), atualizado de acordo com as novas regras da Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). No site www.fenae.org.br/rededoconhecimento, há mais de 100 cursos gratuitos voltados para aperfeiçoamento profissional e pessoal. Por meio dessa ferramenta, o empregado associado pode ter acesso a conteúdo de violão, desvendar os segredos da culinária, aprender como se tornar um empreendedor social, organizar as finanças, ter dicas de bem-estar, saúde, beleza, inovação e tecnologia. Também estão disponíveis informações sobre marketing, idiomas, liderança, artes, fotografia e jardinagem, entre outras opções. 

Ênfase foram dadas ainda para ações de promoção da cidadania com vistas a mudar o futuro de comunidades em circunstância de vulnerabilidade, situadas nos arredores das sedes sociais das Apcefs, com base nas diretrizes estabelecidas pelo Movimento Solidário, programa de responsabilidade social do movimento associativo dos empregados da Caixa. As 25 propostas selecionadas na segunda versão do edital, executadas em 24 estados – mas sempre em parceria e de forma integrada entre a Fenae, as Apcefs e a Moradia e Cidadania, foram desenvolvidas em conexão com os atributos e as demandas das ODS da ONU, com foco em educação complementar, segurança alimentar e inclusão produtiva. As regiões contempladas foram Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. 

O ano foi marcado por novidades como o Fenae Gourmet, concurso gastronômico que teve a capacidade de abalar as panelas do pessoal da Caixa. Esse evento foi realizado em outubro e montado em duas categorias: cozinha, para pratos principais e, confeitaria, para sobremesas. Um capítulo à parte foram as receitas, com apresentação e uso de ingredientes típicos da região do participante, com processo de execução e com ficha técnica de preparo. As melhores receitas em cada categoria foram premiadas com kit exclusivo do concurso gastronômico Fenae Gourmet e certificado de participação. 

Exclusiva para empregados associados às Apcefs e nascidos até 31 de dezembro de 1968, a primeira edição dos Jogos Fenae+ foi realizada em novembro e ocorreu na cidade de Porto Alegre (RS). Os atletas disputaram modalidades como atletismo, futebol society livre masculino, natação, voleibol feminino e vôlei de praia dupla masculino. O mais novo evento esportivo da Fenae começou apresentando inovação. Isso porque deu a possibilidade para duas Apcefs criarem uma federação, para ambas participarem como única equipe das modalidades coletivas. Houve novidade também na premiação, sem disputas de terceiro lugar, indo o bronze automaticamente para as duas equipes derrotadas na semifinal. Foram concedidos troféus e medalhas para os três melhores classificados em cada modalidade. 

Um parêntese em torno de uma roda de conhecimento e conexão, traduzido em diretrizes para uma política de comunicação que considere os diversos públicos de interesse do movimento associativo, com mídias sociais e produção de conteúdo jornalístico e político, foi a realização do primeiro Encontro de Comunicadores da Fenae e das Apcefs, organizado pela Gerência de Comunicação (Gecom). O evento, realizado em Brasília (DF), reuniu profissionais da área e dirigentes das entidades representativas, servindo de momento inspirador para compartilhar experiências, pensar em possibilidades de integração e discutir como aperfeiçoar a disseminação das informações interna e externa. 

Novos desafios 

No próximo ano, o de 2024, a Fenae vai continuar fortalecendo as parcerias com as Apcefs, com o movimento sindical bancário e com os aposentados, para fazer avançar as lutas e as conquistas das trabalhadoras e dos trabalhadores da Caixa. 

Reprodução/Fenae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *