PF vai identificar pessoas que seguiram usando o X após suspensão da plataforma

19 de setembro de 2024 15:05

A Polícia Federal vai identificar as pessoas que seguiram usando o X mesmo após a suspensão da plataforma no Brasil, determinada após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo informa o Globo, a investigação está sendo feita para que as pessoas sejam multadas, já que a decisão estabelece sanções para quem descumpri-la.

A identificação dos usuários que fizeram o acesso irregular foi pedida pela Procuradoria-Geral da  República (PGR) e autorizada por Alexandre de Moraes na última segunda-feira (16). Na decisão que suspendeu o X no Brasil, o ministro estabeleceu a multa de R$50 mil para quem descumprisse, inclusive por meio de redes privadas, como ferramentas de VPN.

Entre as pessoas que descumpriram a decisão do STF estão figuras públicas como o senador Sérgio Moro (União Brasil) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), que fizeram postagens atacando Alexandre de Moraes. Moro afirmou que as publicações feitas em sua conta foram feitas por integrantes de sua equipe que estavam no exterior.

Na manhã desta quinta-feira (19), Moraes aplicou nova multa de R$5 milhões ao X por atuar de forma “dolosa, ilícita e persistente” ao usar outros servidores, o que abriu uma janela de acesso à rede social. Para aAgência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a ação foi “deliberada”.

Foto de capa: Antonio Augusto/STF

Reprodução/Brasil 247

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *