Partidos emitem nota em defesa da democracia e de solidariedade ao STF

23 de agosto de 2021 09:38

Dirigentes nacionais de dez partidos emitiram notas neste domingo (22) onde defendem a democracia e prestam solidariedade ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, alvo de um pedido de impeachment pelo presidente Bolsonaro.

PDT, PSB, Cidadania, PCdoB, PV, Rede e PT assinam um texto em conjunto, que também sai em defesa do ministro do STF Luís Roberto Barroso, que também está sendo atacado pelo presidente.

Uma outra nota foi elaborada e assinada pelo MDB, DEM e PSDB. Estes partidos afirmam que o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes é “injustificado” e “claramente revestido de caráter político”.

Democracia e defesa dos Poderes

A nota assinada pelo MDB, PSDB e DEM afiram que “a democracia é o único caminho a ser seguido e que o momento exige sensibilidade, compromisso e entendimento entre as lideranças políticas, as instituições e os poderes”.

Por sua vez, a nota assinada pelos outros sete partidos afirmam que os ministros do STF são “os responsáveis por garantir os direitos e as liberdades fundamentais”.

“A República se sustenta em três Poderes independentes e harmônicos entre si. É preciso respeitar cada um deles em sua independência, sem intromissão, arroubos autoritários ou antidemocráticos. Há remédios constitucionais para todos os males da democracia”, afirmam as siglas.

Fonte: Revista Fórum / Foto: Reprodução do filme Democracia em Vertigem

Tag: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *