Oposição se une por impeachment de Bolsonaro, vacina contra Covid e renda emergencial
21 de janeiro de 2021 11:51O líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), divulgou nesta quarta-feira (20) uma nota conjunta formulada pelos partidos de oposição ao governo Bolsonaro na Câmara em que PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB, e Rede defendem uma união de forças diante da atual situação do país.
Segundo a nota, os partidos “definiram uma linha de ação frente ao agravamento da crise no Brasil, marcada pela incapacidade do governo Bolsonaro em conter a pandemia, a falta de um plano de vacinação e a crise econômica e social que está sendo agravada pelo fim do auxílio emergencial”.
Os três pontos fundamentais, dessa forma, são o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, a viabilização de um programa de vacinação e o estabelecimento de um programa de renda emergencial.
As 6 tarefas fundamentais apresentadas na nota para alcançar esses objetivos são: fortalecimento da Plenária Nacional de Organização de Lutas Populares; apresentação de um novo pedido de impeachment contra Bolsonaro, motivado pela questão sanitária; mobilização pela volta imediata do Congresso Nacional; cobrança pela instauração de uma CPMI para investigar a gestão de Eduardo Pazuello; reunião com sindicatos para tratar sobre a saída da Ford do Brasil; e reunião com o embaixador da China para viabilizar os insumos necessários para o enfrentamento à pandemia.
Para os partidos, a omissão e a irresponsabilidade do governo Bolsonaro diante da pandemia “ficou mais evidente com as mortes e a falta de oxigênio em Manaus e outras cidades”.
José Guimarães exaltou a unidade. “Para enfrentar a grave crise vivida pelo nosso país, a oposição precisa estar unida, construindo a resistência e a mobilização pelo impeachment já”, afirmou.
Fonte: Revista Fórum
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados