Militares reclamam da PF e de Dino e comandante do Exército convida Moraes a malhar
4 de setembro de 2023 11:26O avanço das investigações contra militares ampliou o mal-estar e insatisfação entre integrantes das Forças Armadas e a Polícia Federal (PF), o que também gerou diversas reclamações ao ministro da Justiça, Flávio Dino. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.
A cúpula do Exército está reclamando que todas as datas de destaque da Força até agosto foram marcadas por operações da PF, segundo eles, com a intenção de ofuscá-los. Integrantes da PF, no entanto, negam que tenha havido qualquer intenção nesses atos.
Na avaliação de governistas, a desconfiança de militares sobre a PF, porém, reflete como a relação vai mal. Diante dessa constatação, o ministro da Defesa, José Múcio, e militares têm atuado para minimizar esse conflito. Múcio tem falado com frequência com Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF, para tentar melhorar a relação.
Recentemente, Dino também comentou uma possível insatisfação das Forças Amadas com as investigações da PF. Ele negou que tenha havido qualquer pressão ou pedido por parte de Múcio para que os trabalhos relacionados aos integrantes da caserna fossem diferenciados.
No mesmo esforço para reduzir a tensão, o comandante do Exército, Tomás Paiva, fez um convite para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltar a fazer musculação na academia do Comando Militar do Planalto.
Moraes usava o espaço no Setor Militar Urbano para realizar os exercícios diários ao lado de oficiais e praças, no início da manhã, antes de ir para o trabalho nos tribunais. No entanto, após um aviso do Exército, o magistrado entendeu que não deveria voltar mais ao local e, assim, a rotina foi interrompida.
Reprodução/Diário do Centro do Mundo