Lula se reúne com ministros após novas pesquisas sobre popularidade

18 de março de 2024 10:41

O Palácio do Planalto divulgou na noite deste domingo (17) a agenda do presidente Lula (PT) para esta segunda-feira (18), na qual consta apenas uma atividade: reunião ministerial a partir das 9 horas e sem prazo pré-determinado para acabar. Todos os 38 ministros foram convocados. 

Essa primeira reunião ampla de Lula com seus ministros acontece logo após a divulgação de pesquisas que revelaram queda na aprovação pessoal do presidente e de seu governo como um todo.

A questão da comunicação do governo federal deve ser uma das principais pautas, visto que tal tema está presente, de maneira pública, entre vários políticos que apoiam a gestão federal. Em termos gerais, tais críticas afirmam que o governo tem realizado uma série de políticas importantes para a população; no entanto, falha ao comunicar tais realizações ao eleitorado.

Pior, muitas vezes a gestão federal é lenta em comunicar as suas realizações federais, nesse vácuo, a extrema direita distorce as políticas, as transforma em fake news e o Palácio do Planalto precisa correr para desmentir. Porém, o timing dessa ação é alvo de muitas críticas. 

Pesquisas acendem luz amarela no governo federal
 

O levantamento mais recente da Quaest revela que o governo Lula é avaliado negativamente por 34% dos entrevistados. Este índice, em dezembro de 2023, era de 29%. Por sua vez, a porcentagem daqueles que aprovam variou dentro da margem de erro: saiu de 36% para 35%.

Pesquisa feita pelo Ipec também mostrou queda na avaliação positiva do presidente Lula: 33% classificaram o governo como ótimo ou bom. Em dezembro de 2023, esse número era de 38%, ou seja, uma oscilação fora da margem de erro.

Em evento no Rio Grande do Sul, o presidente Lula, ao comentar as pesquisas, reconheceu que sua gestão “está aquém do que o povo espera”.

“A imprensa me perguntou: ‘O Lula perdeu popularidade’. E eu falei: ‘tudo bem’. É porque eu estou aquém do que o povo esperava que eu estivesse, eu não estou cumprindo aquilo que prometi. E eu tenho consciência de que não estou cumprindo”, disse Lula.

Portanto, o tom da reunião ministerial desta segunda-feira (18) deve ser de cobrança por resultados, mas também para que os ministérios comuniquem e façam chegar à população aquilo que estão realizando.

Na noite deste domingo (17), o próprio presidente Lula fez uma publicação em seu perfil no X (antigo Twitter), onde divulgou uma série de ações de seu governo realizadas na última semana.

“A semana começou com o anúncio de 100 novos Institutos Federais, R$ 1 bilhão em crédito para ações destinadas aos Yanomami. Inauguramos um complexo de fertilizantes que vai reduzir as importações e ainda anunciamos investimentos de R$ 75 bilhões do Novo PAC para o Rio Grande do Sul”, iniciou Lula.

Em seguida, o mandatário comemorou as milhares de vagas de empregos formais criadas em janeiro. “Também tivemos boas notícias, como as 180 mil novas vagas de emprego formal em janeiro, o dobro do previsto, o aumento da renda dos brasileiros em 11% e as exportações do agronegócio, que bateram novo recorde em fevereiro, com 11,63 bilhões de dólares. É o Brasil trabalhando e construindo um futuro melhor”, concluiu.

Foto: Ricardo Stuckert

Reprodução/Revista Fórum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *