Governo da Bahia capacita servidores para alinhamento do PPA 2024-2027 aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

14 de março de 2024 11:51

O compromisso do Governo do Estado da Bahia com o desenvolvimento sustentável ganha um impulso com sensibilização dos Servidores Estaduais à Agenda 2030 e seus ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, realizada com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), através do projeto de cooperação técnica internacional BRA/16/011. Essa iniciativa visa aprimorar o desempenho dos servidores públicos, capacitando-os para integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU ao Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, além de qualquer outro instrumento de planejamento estadual futuro.

De acordo com a consultora Grazi Carvalho, responsável pela capacitação de 90 servidores estaduais de diversas secretarias e órgãos, a metodologia adotada concentra-se no “desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para alinhar as atividades de diversas políticas públicas com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas”. Dessa forma, não apenas se promove a excelência no setor público, mas também se reforça o compromisso do estado com a melhoria da qualidade de vida da população.

Ao fornecer uma orientação clara sobre os princípios e metas da Agenda 2030, a capacitação visa incorporar a temática na rotina dos servidores estaduais. Isso não apenas aproximam as atividades governamentais à agenda global de sustentabilidade, mas também visa sua aplicação contínua e efetiva ao longo dos anos. Além disso, ao alinhar os instrumentos de planejamento ao compromisso global, busca-se demonstrar a implementação da Agenda 2030 a partir da efetividade do PPA 2024-2027, garantindo que as políticas públicas estaduais estejam em sintonia com as metas estabelecidas internacionalmente para os próximos anos.

O superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy, destaca que o Governo do Estado da Bahia reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a promoção do bem-estar social ao capacitar seus servidores para liderar a implementação dos ODS em todas as esferas da administração pública estadual. “Essa iniciativa demonstra não apenas a preocupação com as questões ambientais e sociais, mas também o comprometimento em contribuir ativamente para um futuro mais sustentável e equitativo para todos os baianos”.

Foto: Ascom/Seplan

Reprodução/GovBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *