Fugitivos recapturados voltam à prisão de Mossoró (RN) em celas separadas e monitoradas
5 de abril de 2024 09:59Os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, recentemente recapturados no Pará, chegaram ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (5). Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram transportados de avião para Mossoró, desembarcando na madrugada.
Os recapturados voltaram para o presídio, cuja segurança foi reforçada e a direção substituída. O Ministério da Justiça, por sua vez, assegurou que ambos ficarão em celas individuais, sob vigilância constante.
Ação de recaptura
Após uma busca de 50 dias, a recaptura ocorreu durante uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de quinta-feira (4).
Durante depoimento à PF, após serem encontrados, os fugitivos permaneceram em silêncio. Posteriormente, foram transferidos para o aeroporto de Marabá e levados de volta para Mossoró em uma aeronave da corporação. Depois de desembarcarem, os dois criminosos foram submetidos a exames de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).
https://x.com/eixopolitico/status/1775940859252388006
A fuga
Originários do Acre e integrantes da facção criminosa “Comando Vermelho”, Rogério e Deibson escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró em 14 de fevereiro.
A fuga, que ocorreu na Quarta-Feira de Cinzas, foi a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal, que inclui outras unidades no Brasil.
Os detentos abriram uma passagem atrás de uma luminária e cortaram duas cercas de arame para escapar. Investigações indicam que ferramentas de uma obra na prisão foram usadas na fuga.
Uma força-tarefa, composta por diversas forças de segurança, foi formada para capturar os fugitivos. Durante a fuga, eles chegaram a invadir casas, além de fazer uma família refém.
Foto: Reprodução
Reprodução/Diário do Centro do Mundo