Eleições Municipais 2024: Mais de 47 mil justificam ausência no DF
7 de outubro de 2024 12:16A Justiça Eleitoral de Brasília registrou 47,2 mil Requerimentos de Justificativa Eleitoral (RJE), no domingo (6), primeiro turno das Eleições Municipais 2024. Foram 7,4 mil de forma presencial nas zonas eleitorais; e 39,8 mil pelo aplicativo e-Título. São pessoas que se encontravam fora de seus domicílios eleitorais.
Eleitores que não justificaram a ausência no dia da eleição têm até 60 dias, a partir de cada turno, para regularizar a situação. A justificativa pode ser feita pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica, disponível nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). É necessário anexar documentos que comprovem a impossibilidade de votar, como bilhete de viagem, atestado médico, entre outros.
Caso não tenha acesso a essas ferramentas de justificativa on-line, o eleitor pode comparecer a qualquer cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor de seu estado para apresentar o requerimento de forma presencial, com os mesmos documentos de justificativa. Para quem estava fora do Brasil, o prazo é de 30 dias após o retorno.
Multa
Quem não justificar a ausência ou tiver a justificativa rejeitada tem que pagar multa de 3% a 10% do valor do salário-mínimo, segundo o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Em caso de inadimplência, o eleitor não poderá obter a certidão de quitação eleitoral e, se faltar em três turnos consecutivos sem regularizar a situação (cada turno corresponde a uma eleição), terá o título cancelado.
Além disso, sem votar, justificar e quitar a dívida, o eleitor ficará impedido de ocupar cargos públicos, obter passaporte, renovar matrícula em instituições de ensino oficiais e contratar empréstimos em bancos públicos, entre outros impedimentos.
Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Com informações do Correio Braziliense