“Discurso de Bolsonaro não tocou em nenhum problema internacional”, diz Celso Amorim

21 de setembro de 2021 15:06

Em análise na TV 247 durante retransmissão ao vivo da 76ª Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim criticou o discurso de Jair Bolsonaro feito na abertura, nesta terça-feira (21), em Nova York (EUA).

“Foi um discurso que não fala de problemas mundiais. A exceção foi a referência absurda, insultuosa de uma ‘ditadura venezuelana’. Independentemente do que você acha do governo não é assim que se fala do país vizinho. Ele tratou apenas de tentar, através de mentiras, falar só do Brasil, tentando se apropriar de coisas que foram feitas antes”, disse o ex-chanceler.

De acordo com Amorim, o pronunciamento de Bolsonaro foi “lamentável, triste, na forma, no conteúdo”. Para ele, a fala teve “total ausência de sentido do que é um estadista”. 

Bolsonaro fez “um pouquinho de propaganda que não convence ninguém”, opinou. “Quem tem que dizer se o país é atraente para investimentos são os investidores e o que a realidade está mostrando é o contrário: os investidores estão fugindo do Brasil”, continuou. 

Amorim comentava a declaração do presidente brasileiro de que “temos tudo o que investidor procura: um grande mercado consumidor, excelentes ativos, tradição de respeito a contratos e confiança no nosso governo”.

Fonte: Brasil 247 / Foto: Brasil 247

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *