Desvio de cota parlamentar: PF faz buscas contra assessores de Carlos Jordy e Sóstenes Cavalcante
19 de dezembro de 2024 11:44A Polícia Federal (PF) realizou buscas nesta quinta-feira (19) em endereços relacionados a assessores dos deputados federais bolsonaristas Carlos Jordy (PL-RJ) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), conforme informações do G1. A operação foi intitulada “Rent a Car”.
Os mandados de busca foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, e serão cumpridos no Rio de Janeiro, Tocantins e Distrito Federal.
De acordo com informações da GloboNews, a operação investiga o suposto uso irregular de recursos da cota parlamentar, incluindo transferências que, segundo a apuração, eram feitas “sem justificativa aparente”.
A PF detalhou que agentes públicos e empresários teriam participado de um “acordo ilícito para o desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares”, utilizando contratos falsos com locadoras de veículos para mascarar as irregularidades.
A investigação também aponta para indícios de “smurfing”, prática que consiste em dividir transferências de dinheiro ilícito em pequenos depósitos para dificultar a detecção por órgãos de fiscalização.
Além disso, a PF apura possíveis ligações dos assessores investigados com uma empresa que já foi mencionada em outras investigações relacionadas a fraudes em licitação no estado do Amazonas.
O que eles dizem?
Por telefone, o deputado federal Sóstenes Cavalcante afirmou ao G1 que tomou conhecimento dos mandados de busca pela imprensa e que seus advogados estão aguardando acesso ao processo.
Segundo Sóstenes, ele conversou por telefone com o deputado Carlos Jordy, e ambos possuem contrato com a mesma locadora de veículos, que, de acordo com Sóstenes, atende seu gabinete desde o primeiro mandato, entre 2015 e 2018.
Sóstenes declarou ainda que não tem “nada a temer” e que está disposto a “esclarecer o que tem que ser esclarecido”. Já Carlos Jordy disse ter “pouquíssimas informações” sobre o caso, mas mencionou que “a medida se trata do aluguel do meu carro”, conforme informações do Globo.
Sóstenes Cavalcante é ex-presidente da Frente Parlamentar Evangélica e assumirá, a partir de 2025, a liderança da bancada do PL na Câmara, partido com o maior número de parlamentares na Casa. Carlos Jordy, também deputado federal, representa o estado do Rio de Janeiro e foi candidato à prefeitura de Niterói nas eleições municipais deste ano.
Foto de capa: Reprodução
Reprodução/Diário do Centro do Mundo