CPI contra padre Júlio Lancellotti: celebridades de todo o país se manifestam

4 de janeiro de 2024 10:24

As redes sociais foram tomadas nesta quarta-feira (3), por uma onda de apoio ao padre Júlio Lancellotti, após o vereador e fundador do MBL Rubinho Nunes (União Brasil), anunciar a articulação para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), tendo o líder religioso como um dos alvos.

No seu perfil no X, antigo Twitter, o político vinculou Lancellotti, conhecido por décadas de trabalho com a população em situação de rua em São Paulo, a uma suposta “máfia da miséria” ao falar sobre a CPI. Ele compartilhou uma imagem com uma caricatura do padre carregando um rato nos ombros. Essa não é a primeira vez que a extrema-direita ataca o padre. 

Ao se referir a ele nas redes sociais, Nunes utilizou a expressão “cafetão da miséria”. Além disso, em agosto de 2022, a Justiça proferiu uma sentença condenando Luciano Hang, apoiador do presidente Bolsonaro, por ter chamado o padre Júlio de “hipócrita” e por tê-lo acusado de “defender bandidos”

O sacerdote já afirmou em sua conta do Instagram, que não faz parte de qualquer organização da sociedade civil ou ONG com convênio direto com a Prefeitura de São Paulo. Ele é o coordenador da Pastoral de Rua, cuja atividade é “uma ação pastoral da Arquidiocese de São Paulo, que por sua vez, não se encontra vinculada de nenhuma forma, as atividades que constituem o objetivo do requerimento aprovado para criação da CPI em questão”

Apoio ao padre Júlio

A notícia sobre a criação da CPI provocou uma onda de reações negativas. O X, antigo Twitter, explodiu com mais de 180 mil posts, além dos postos no Instagram sobre o assunto até a manhã desta quinta-feira (4). Entre eles, estão artistas, políticos e ativistas de todo o país, que compartilharam a mensagem “Protejam o Padre Júlio Lancellotti”, protestando contra a instalação da CPI. Veja como cada um se manifestou: 

Elisa Lucinda

https://x.com/lucindaelisa/status/1742752809362035127?s=20

Daniela Mercury

Reprodução/Instagram

Erika Hilton

É simplesmente um ABSURDO e OBCENO que a @CamaraSaoPaulo (de vereadores) instale uma CPI para perseguir o Padre Júlio Lancelotti e demais organizações e figuras que, de maneira exemplar, doam seu tempo, sua força e sua vida para ALIMENTAR e ACOLHER irmãos e irmãs em situação de… pic.twitter.com/lpuePw71uc — ERIKA HILTON (@ErikakHilton) January 3, 2024

Reprodução/Instagram

Foto de capa: Arte de Padre Júlio Lancellotti. Créditos: Reprodução/Cris Vector

Reprodução/Revista Fórum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *