Comitiva baiana encaminha acordos de cooperação com Ministérios da Agricultura e do Turismo de Portugal

26 de outubro de 2021 08:52

Cooperação tecnológica e comercial entre Portugal e a Bahia para divulgação das oportunidades de negócios e atração de jovens investidores portugueses para o estado. Este é o objetivo do acordo firmado nesta segunda-feira (25), em Lisboa, entre a comitiva do Governo do Estado, liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, e representantes do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal. Na sequência, outra cooperação, desta vez com a Secretaria do Turismo, ligada ao Ministério da Economia português, vai viabilizar troca de experiências no Turismo, Hotelaria e Mercado Imobiliário, além de intercâmbio acadêmico de ensino, pesquisa e inovação entre as universidades portuguesas e baianas. 

Ainda nesta segunda-feira, as oportunidades de investimento no estado da Bahia foram apresentadas para membros da Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal (ACIBEV). “O estreitamento da relação da Bahia com Portugal será muito bom para ambas as partes. Tivemos um excelente encontro com o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, onde encaminhamos um acordo de cooperação que pode contribuir muito tanto com os nossos interesses, que tratam-se da atração de investimentos para o nosso estado e da transferência de tecnologia, como com o interesse dos empresários portugueses em aproveitar as oportunidades de negócios na Bahia”, avaliou o vice-governador João Leão.  

De acordo com Leão, representantes do ministério português irão visitar a Bahia, em data a ser definida até o final deste ano, para conhecer de perto o potencial do estado, oportunidade em que irão assinar um memorando de entendimento junto ao governo baiano. 

Os membros da Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal (ACIBEV) discutiram com os representantes do governo baiano a ampliação das relações comerciais com a Bahia e o Brasil. A ACIBEV reúne, entre associados, 90 empresas comerciais representativas de uma parte significativa do volume de negócios do setor, dentre os quais, a maioria das empresas nacionais que operam em Portugal e várias empresas líderes na produção de vinhos das diversas regiões demarcadas. 

O secretário da Agricultura da Bahia, João Oliveira, avaliou com otimismo a agenda. “Dia muito produtivo para a missão da Bahia em Portugal. Defendemos, em exposições sequenciadas, o potencial de expansão de nosso estado em diversos segmentos da atividade rural. Começamos pela Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal; seguimos para a reunião no Ministério da Agricultura, onde fiz uma breve explanação da vocação agrícola e oportunidades dos 417 municípios baianos, desde o Cerrado, com a produção de grãos, passando pela Chapada Diamantina, até chegar ao Sul da Bahia, quando tratamos da importância do cacau, da preservação ambiental e das oportunidades com o chocolate”. 

O presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo da Assembleia Legislativa da Bahia, Eduardo Salles, destacou a importância da relação com Portugal para o segmento baiano da vinicultura. “Um dos pilares do desenvolvimento de uma cadeia produtiva é a ampliação de relações comerciais com outros países. Portugal, como um país irmão, mostrou ter as condições ideais para estreitar essa parceria com os produtores de vinhos baianos”. 

Turismo 

A comitiva baiana também participou nesta segunda-feira de uma importante audiência com a secretária de Turismo de Portugal, Rita Marques, no Ministério da Economia, em Lisboa. Na ocasião, um acordo de cooperação foi encaminhado para troca de conhecimento e experiências nas áreas de Turismo, Hotelaria e Mercado Imobiliário, além de intercâmbio acadêmico de ensino, pesquisa, extensão e inovação entre as universidades portuguesas e baianas. 

“A Bahia foi convidada para a maior feira de Portugal de negócios no turismo, em março de 2022, onde poderemos apresentar oportunidades no estado para investidores europeus. Conversamos também sobre o protocolo de cooperação técnica, pedagógica e científica, firmado em 2019, entre o governo baiano, por meio da Setur-BA, a Uneb e o governo português, que foi prejudicado pela pandemia. Vamos retomar rapidamente essa cooperação”, declarou o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar. 

Ainda nesta segunda-feira, o destino Bahia e suas 13 zonas, principais atrativos e investimentos do Governo do Estado foram apresentados pelo secretário Maurício Bacelar para agências e operadoras de turismo portuguesas no workshop Bahia, Terra da Felicidade. À noite (horário de Portugal), os representantes do Governo do Estado tiveram reunião com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB), João Albuquerque, sobre o polo têxtil do Oeste da Bahia e um encontro com representantes do Governo Português e autoridades locais, no Hotel Vila Galé Passos dos Arcos. 

Fonte: Governo da Bahia / Foto: Governo da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *