Após troca no Turismo, Lula e PT tentam conter fome do Centrão por cargos no governo
14 de julho de 2023 10:27A nomeação do deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) como novo ministro do Turismo, em substituição a Daniela Carneiro, foi oficializada nesta quinta-feira (13), como uma das demandas do Centrão para apoiar as pautas do governo no Congresso.
No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu partido estão agindo para impor limites ao avanço do bloco partidário em busca de cargos e espaço na administração federal. Lula deixou claro que não abrirá mão de pastas importantes, como Saúde e Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Segundo o presidente, é o governo quem oferece ministérios, não o contrário. Além disso, Lula anunciou que, após o recesso parlamentar, em 1º de agosto, irá conversar abertamente com os líderes partidários para realizar novas trocas ministeriais. Ele enfatizou a importância de conduzir essas negociações à luz do dia, rejeitando qualquer tipo de conversa escondida ou secreta.
Em uma entrevista concedida à Record TV nesta quinta, o presidente reconheceu que é provável que ocorra uma pequena reformulação na Esplanada após o recesso legislativo de julho. Ele destacou que as mudanças serão feitas somente após o retorno do funcionamento do Congresso e em conformidade com as reuniões com os partidos políticos. “O que pode acontecer, a partir das férias dos deputados, é que alguns partidos políticos queiram fazer parte da base do governo. Se esses partidos tiverem a decisão de participar do governo, nós vamos ter que fazer o remanejamento no ministério. Não é nem uma reforma, é apenas acomodação”, explicou o presidente.
O Centrão tem exercido pressão sobre o Palácio do Planalto para obter mais espaço no alto escalão do governo, em troca de oferecer maior apoio à agenda governamental na Câmara dos Deputados.
Reprodução/Brasil 247