Após explosões em Brasília, Lula se reúne com ministros do STF e diretor da PF

14 de novembro de 2024 10:38

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido, no final da noite desta quarta-feira (13), com os ministros do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin e o diretor-geral da Polícia Federal (PF) Andrei Rodrigues no Palácio da Alvorada. O encontro não estava programado e sua realização se dá por conta das explosões ocorridas em Brasília.

As informações são do site da CNN. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ativou o chamado Plano Escudo, medida que permite a atuação do Exército nos palácios do Planalto, da Alvorada e do Jaburu e da Granja do Torto sem necessidade de uma operação formal de Garantia da Lei e da Ordem.

Também foram reforçadas as medidas de segurança no Palácio do Planalto e agentes de diferentes forças estão fazendo varredura na Praça dos Três Poderes e nos prédios da Praça da Esplanada dos Ministérios.

A Polícia Federal (PF) já anunciou a abertura de um inquérito policial para investigar as explosões. A corporação afirmou, em nota, que foram acionados policiais do Comando de Operações Táticas (COT), do Grupo de Pronta-Intervenção da Superintendência Regional da PF no Distrito Federal, peritos e do Grupo Antibombas da PF.

O dono do carro

O veículo que explodiu no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados está registrado no nome de Francisco Wanderley Luiz e é do município de Rio do Sul, em Santa Catarina.

Segundo apuração da Fórum, ele foi candidato a vereador em 2020, pelo PL. Concorreu com o nome de Tiü França e obteve 98 votos, não sendo eleito.

Nas postagens publicadas no seu perfil do Facebook, há ameaças e também o registro de uma ida ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma postagem com horário de 18:56 continha um print de Whatsapp na qual o autor dizia que tinha colocado explosivos nas casas do que chamou de “comunistas de merda”. Além disso, também há uma imagem em que ele aparece fazendo uma selfie no que parece ser uma das salas do prédio da Corte.

Imagem de destaque: Valter Campanato/Agência Brasil

Reprodução/Revista Fórum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *