Aniversário de 31 anos de São Sebastião é comemorado com atividades de lazer e desfile cívico

24 de junho de 2024 19:09

A Região Administrativa de São Sebastião completa 31 anos nesta terça-feira (25). O aniversário será comemorado com uma programação para os moradores. O evento começa às 8h, com a concentração para o desfile, e termina às 12h, com o corte do bolo. 

Na abertura do desfile cívico, por volta das 9h, os pioneiros da cidade irão desfilar e serão homenageados no fim, com a entrega de um certificado. No último fim de semana, a Administração Regional realizou algumas atividades para celebrar o aniversário, como demonstração de lutas, torneio de golzinho, passeio ciclístico, reinauguração da rua do lazer e campeonatos de skate e de basquete.

O administrador regional de São Sebastião, Roberto Medeiros, explica sobre a importância de prestigiar o 31° aniversário da cidade e ressalta a relevância de mantê-la preservada. “É muito importante essa comemoração. Somos uma cidade linda, de um povo acolhedor, que forneceu parte do seu material para a construção de Brasília”, afirmou.

“Temos que continuar no trabalho de preservação ambiental e tentar trazer mais políticas públicas na questão ambiental, além de escolas, UBS, creches. Queremos crer que até o próximo aniversário, já teremos mais algumas obras para ver São Sebastião cada vez mais linda”, complementou. 

Roberto ressaltou as obras que estão em andamento na cidade, como a Casa da Mulher Brasileira, em fase final de construção; campo sintético; sede da Defensoria Pública, que começa a ser construída ainda este ano; e o Hospital Regional de São Sebastião.

Conheça a história de São Sebastião

As terras que hoje constituem a Região Administrativa XXVII de São Sebastião pertenciam às fazendas Taboquinha, Papuda e Cachoeirinha – antes da mudança da nova capital. Com o início das obras da construção de Brasília, essas fazendas foram desapropriadas e a partir de 1957, nelas se instalaram olarias. 

Posteriormente, as terras foram arrendadas por meio da Fundação Zoobotânica do DF, com objetivo de atender à demanda da construção civil existente na época. Mesmo com as olarias desativadas, a população permaneceu na área desenvolvendo-se um vilarejo, ao longo do córrego Mata Grande e Ribeirão Santo Antônio, que ficou conhecido como Agrovila São Sebastião. 

No início, a Agrovila era habitada por comerciantes de areia, cerâmica e olaria. Com a intensificação da imigração surgiram várias invasões de áreas públicas cujos moradores, posteriormente, foram removidos para a localidade. 

Até 1993, a Agrovila São Sebastião fazia parte da RA VII – Paranoá, e por meio da Lei nº 467/93, de 25 de junho de 1993, foi criada oficialmente a Região Administrativa São Sebastião. Até 2004 parte do Jardim Botânico fazia parte da região, quando a Lei 3.435 de 31/08/2004 a transformou na Região Administrativa XXVII.

Foto: Acacio Pinheiro/Agência Brasília

Com informações do GDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *