A partir desta quarta-feira (11), pagamento da passagem de ônibus será 100% digital
10 de dezembro de 2024 14:04Os ônibus do Distrito Federal deixam de receber pagamento em dinheiro nesta quarta-feira (11). São 931 linhas com pagamento digital. As passagens só podem ser pagas com cartões de crédito ou débito, mobilidade ou vale-transporte e bilhete avulso com QR Code.
Para que os cartões bancários sejam utilizados no transporte público, eles devem estar habilitados com o sistema de pagamento por aproximação. É possível pagar, também, por meio de smartphones ou pulseiras eletrônicas.
O sistema 100% digital começou a ser implantado em 1º de julho, com 52 linhas, e no decorrer do ano, as outras linhas foram digitalizadas de forma gradual.
Cartão Mobilidade
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), o Cartão Mobilidade, de caráter pessoal e intransferível, é indicado para todos os usuários do transporte público, sem restrições. É possível solicitar o serviço pelo site ou presencialmente em um dos postos do Banco de Brasília – BRB Mobilidade.
Para solicitar, acesse o site BRB Mobilidade; clique na opção “cadastre-se”; insira o seu CPF e, em seguida, o seu e-mail e login. Depois disso, você receberá um e-mail com os dados de acesso à plataforma. Após realizar o cadastro digitalmente, é preciso se deslocar a um posto do BRB Mobilidade para retirar o cartão. Clique aqui e confira o endereço de todos os postos.
Também é possível pedir o cartão em um posto, sem agendamento. Para isso, é necessário comparecer e informar o nome completo, endereço, CPF, e-mail, RG, data de nascimento e número de telefone.
O cartão é emitido de forma imediata. A recarga ou consulta de crédito no cartão pode ser feita através do aplicativo do BRB Mobilidade.
O Cartão Mobilidade permite que o usuário pague R$ 5,50 para realizar até três embarques no intervalo de 3h. O intervalo entre os embarques deve ser de, no mínimo, um minuto. No entanto, o deslocamento deve ser realizado em um único sentido, ida ou volta.
Bilhete avulso
Já para quem prefere pagar em dinheiro, é possível comprar o bilhete avulso nos mesmos pontos de recarga do cartão Mobilidade. O bilhete é unitário, vendido no mesmo valor da tarifa da linha que o passageiro vai acessar e não permite a integração com outras linhas de ônibus nem acesso ao metrô.
Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília
Com informações do g1