“A gente só lamenta que tenha demorado cinco anos”, diz Gleisi sobre decisão que anulou condenações de Lula

9 de março de 2021 12:00

A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT, saudou a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as condenações de Lula na Lava Jato do Paraná. No entanto, ela lamentou a demora para que se fizesse justiça.

“A decisão reconhece a ilegalidade do processo. A gente só lamenta que tenha demorado cinco anos, que o presidente Lula tenha sido submetido à toda sorte de humilhações e de perseguição para que agora tenha isso reconhecido, o que era uma das primeiras alegações da defesa”, destaca Gleisi.

A deputada menciona a forma como o processo foi conduzido desde o início, com “cerceamento da defesa e perseguição. O grande mérito é restabelecer os direitos políticos de Lula, que foram retirados de forma errada. Portanto, o processo não poderia ter tramitado na Vara de Curitiba e o impediu de ser candidato à presidência da República”, destaca.

“Desde o início a defesa do presidente Lula alegou que o juiz de Curitiba não era competente para processar. Aliás, isso foi colocado na própria sentença de Sérgio Moro no caso do triplex, quando ele disse que aquela condenação do presidente Lula nada tinha a ver com os malfeitos e ilícitos da Petrobras. E a Vara de Curitiba sempre foi ligada a processar os ilícitos da Petrobras”, acrescenta a presidenta do PT.

Suspeição

“Eu quero parabenizar o doutor Cristiano e a doutora Valeska Zanin pelo trabalho que fizeram, trazendo até a Suprema Corte o processo de suspeição de Sérgio Moro. Esperamos que esse processo possa ser levado adiante, ou seja, que Sérgio Moro possa ser considerado suspeito”, completa.

Fonte: Revista Fórum / Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Tag: , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *