IBGE atualiza recortes territoriais e inclui Região Metropolitana do Entorno do DF na sua base de estudos
22 de agosto de 2024 09:45O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou os novos recortes de aglomerações urbanas do país. Com essa atualização, 11 cidades passaram a ser reconhecidas como Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, a qual foi instituída pelo Governo de Goiás, por meio da Lei Complementar nº 181/2023.
Com o reconhecimento dessa área pelo IBGE, o instituto poderá acompanhar anualmente e fazer diagnósticos de indicadores em áreas como segurança, saúde e educação.
Para o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, da Secretaria-Geral do Governo de Goiás, Miguel Angelo Pricinote, a medida facilitará a cooperação entre os governos de Goiás e do Distrito Federal com a União, permitindo uma gestão mais eficiente e coordenada das questões de interesse comum. “Isso inclui a melhoria da mobilidade urbana e do transporte público coletivo interestadual semiurbano, além de promover o desenvolvimento integrado”, afirmou.
De acordo com o geógrafo Paulo Wagner, o IBGE reconhece as regiões metropolitanas como recortes territoriais de interesse público. Segundo ele, a medida facilita ainda a pesquisa por cidadãos interessados no tema, uma vez que é possível encontrar as informações que procura sobre a referida região em compilado no site do instituto.
Atualmente, a Região Metropolitana do Distrito Federal é composta pelos municípios goianos de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Foto: Divulgação
Com informações do Metrópoles