Dia da Consciência Negra entra no calendário oficial do DF

20 de novembro de 2024 18:18

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro, foi instituído como feriado nacional pela primeira vez em 2024. A efeméride entrou no calendário oficial do Distrito Federal, nesta quarta-feira (20), durante evento alusivo à data na Torre de TV de Brasília.

Na ocasião, o governador Ibaneis Rocha assinou decreto para instituir que o evento celebrativo da cultura negra e de homenagem à data se torne parte do calendário oficial do Distrito Federal.

“A gente tem usado aqui todos os instrumentos necessários para combater o racismo dentro do Distrito Federal. Brasília se alegra de poder fazer esse encontro, essa festividade e essa conscientização que é tão necessária para todos nós”, disse Ibaneis.

O chefe do Executivo local acrescentou ser necessário que a população compreenda a impossibilidade de se viver em um mundo com racismo e que Brasília, como capital da República, deve ser exemplo para o restante do país.

Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania, os negros correspondem a 58% da população do DF. Para a titular da pasta, Marcela Passamani, isso coloca Brasília no cenário cultural, turístico e representativo do Distrito Federal e do Brasil. “Somos, realmente, esse encontro de pessoas que escolheram a cidade como a terra da esperança e da oportunidade.”

Programação

Intitulado, Festival Consciência Negra 2024, o evento tem na sua programação shows de artistas nacionais e locais. E, também, palestras; culinária; apresentações de peças teatrais; contação de histórias; atividades pedagógicas; brinquedos infláveis; aulas de dança, capoeira e hip-hop; entre outras atividades. A programação se encerra às 00h.

Foto: Paulo H. carvalho/Agência Brasília

Com informações do Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *