DF amplia atendimento aos finais de semana em UBSs para casos de dengue
15 de janeiro de 2024 06:18Duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal vão ter atendimento aos sábados e domingos, para ampliar o atendimento de pacientes durante a epidemia de dengue da capital. As UBSs 2 de Ceilândia (Bloco F da QNN 15) e 2 de Brazlândia (Quadra 45 da Vila São José) vão funcionar aos fins de semana das 7h às 19h, a partir do dia 20 de janeiro.
A Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada de pacientes com sintomas da dengue. Qualquer pessoa que sinta febre alta (acima de 38 graus), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite e/ou dor de cabeça deve procurar uma UBS mais próxima.
Além das duas unidades que vão passar a abrir aos fins de semana, há ainda outras 60 UBSs que já abrem aos sábados, das 7h às 12h, e atendem de segunda a sexta-feira até às 22h. A lista com todos os endereços e horários pode ser consultada neste link.
Com o aumento de ocorrências de dengue, 60% de todos os atendimentos nas UBSs são da chamada demanda espontânea, ou seja, quando usuários procuram a unidade mesmo sem marcação prévia.
Há previsão de UBSs de outras Regiões Administrativas também aderirem ao horário ampliado no sábado e aos domingos. Em casos mais graves, quando há dores fortes na barriga, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, boca ou fezes, tonturas e muito cansaço, os pacientes são orientados a buscar Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais.
Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
Fonte: Metrópoles