MARGARIDAS

9 de agosto de 2019 17:54 | Publicado por Leandro Fortes

Na semana que vem, nos dias 13 e 14 de agosto, pela sexta vez, desde o ano 2000, milhares de mulheres do campo, da floresta e das águas marcharão sobre Brasília.

A Marcha das Margaridas, a maior ação popular de mulheres da América Latina, será, mais do que nunca, um grito por soberania, democracia, justiça, igualdade e fim da violência, no Brasil. Foi criada para homenagear a trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada, em 1983, quando lutava pelos direitos dos trabalhadores na Paraíba.

Embora tenha um enorme reconhecimento popular, não nos enganemos: a mídia tradicional não vai, outra vez, fazer justiça a um movimento que chega a reunir 40 mil mulheres trabalhadoras na capital federal. No máximo, citam o evento em seus noticiários para reclamar de problemas no trânsito e da sujeira eventualmente gerada pela movimentação de, repito, até 40 mil pessoas.

Então, é preciso fazer circular as informações verdadeiras sobre a Marcha das Margaridas, principalmente nesses tempos de trevas em que estamos vivendo.

Vamos lá:

A 6ª Marcha das Margaridas é realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), suas 27 Federações e mais de 4 mil Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de todo o País, em parceria com 16 organizações sociais, entre movimentos feministas e de mulheres trabalhadoras, centrais sindicais e organizações internacionais.

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
O credenciamento é obrigatório para os profissionais de comunicação terem acesso ao Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília, onde serão realizadas as atividades das Margaridas, no primeiro dia (13). Os crachás serão entregues na Entrada A do Pavilhão, onde também será disponibilizada área para o estacionamento dos veículos. Segue o link: http://www.contag.org.br/inscricoes.php

PROGRAMAÇÃO
As caravanas dos estados começarão a chegar na madrugada de 13 de agosto e as atividades serão iniciadas às 14h, com oficinas, painéis e com a Mostra de Saberes e Sabores das Margaridas. A abertura oficial será às 19h e, na sequência, será realizada uma noite cultural. Uma das apresentações confirmadas é da atriz Letícia Sabatella. As atividades do primeiro dia são exclusivas para as delegações dos estados e para a delegação internacional.

No dia 14, dia da Marcha, em si, a programação será aberta ao público em geral. As Margaridas estarão concentradas no lado externo do Pavilhão do Parque da Cidade, a partir das 6h. Dali, sairão em marcha, às 7h, em direção à Esplanada dos Ministérios. A previsão é que o ato de encerramento seja realizado, às 11h, nas proximidades do Congresso Nacional.

MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de Comunicação da CONTAG / Marcha das Margaridas
(61) 2102-2288 / 99115-4444
veronica@contag.org.br / www.contag.org.br

1 comentário

  1. Jefferson Paim de Jesus

    12 de agosto de 2019 10:09

    Muito bom!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *