
Diogo Jota e André Silva são velados nesta sexta-feira em Portugal; irmãos serão sepultados em cidade natal
4 de julho de 2025 10:37O velório de Diogo Jota e do irmão, André Silva, que morreram após um acidente de carro na quinta-feira (3) acontece nesta sexta-feira (4). Os corpos dos dois atletas é velado em Gondomar, na região de Porto, no norte de Portugal.

A viúva de Jota, Rute Cardoso, que havia se casado com o jogador de futebol apenas algumas semanas antes, foi vista saindo do necrotério e se juntando ao comboio. Além disso, familiares, atletas e amigos próximos dos dois começaram a chegar para a cerimônia de despedida.
O primeiro-ministro português, Luis Montenegro, também participou da cerimônia.

O gabinete do prefeito de Gondomar informou à Reuters que o funeral de Diogo Jota e André Silva ocorrerá no sábado (5), na Igreja Matriz da cidade, às 10h da manhã no horário local (6h no horário de Brasília).
Comoção mundial
A morte de Jota, aos 28 anos, e de André, aos 25, abalou o mundo do futebol, com mensagens de homenagem de ex-companheiros de equipe, clubes, líderes nacionais e torcedores.

Um dos primeiros a se manifestar foi o atacante Cristiano Ronaldo, capitão da seleção de Portugal e companheiro de longa data de Jota. Ele escreveu nas redes sociais que a morte de Jota e Silva “não faz sentido”. “Há pouco estávamos juntos na seleção, e você tinha acabado de se casar.”
O volante inglês Jordan Henderson, ex-capitão do Liverpool e hoje no Ajax, foi até Anfield prestar a sua homenagem a Diogo Jota. Ele esteve visivelmente emocionado. “‘Jots’, foi um prazer jogar com você, mas acima de tudo a nossa amizade. Tivemos ótimas risadas fora de campo. Obrigado por tudo o que você trouxe a este mundo, vamos todos sentir a sua falta”, escreveu Henderson, no Instagram.
“Estou realmente sem palavras. Até ontem, nunca imaginei que algo me assustaria ao voltar para o Liverpool depois da pausa. Companheiros de equipe vêm e vão, mas não assim. Vai ser extremamente difícil aceitar que o Diogo não estará mais aqui quando voltarmos”, publicou o egípcio Mohamed Salah, craque e destaque do Liverpool.
Os corpos desembarcaram em Portugal no final da noite de quinta-feira (3) e foram recebidos com aplausos por pessoas que aguardavam em Gondomar.
Relembre o acidente
Diogo Jota e André Silva se envolveram em um grave acidente em uma rodovia federal na cidade de Zamora, no noroeste da Espanha. Segundo as autoridades espanholas, o caso ocorreu por volta das 0h30 (19h30 de quarta-feira, no horário de Brasília).
O veículo trafegava na altura do quilômetro 65 da A52 quando perdeu o controle, se acidentou e pegou fogo.

De acordo com as investigações, o acidente ocorreu durante uma tentativa de ultrapassagem, momento em que um dos pneus do carro estourou, fazendo o veículo sair da pista.
Carreira
Diogo Jota destacou-se como um dos principais atacantes do Liverpool, da Inglaterra, clube que defendeu desde 2020, após transferência do Wolverhampton. Durante sua passagem pelos Reds, viveu o auge da carreira, conquistando títulos importantes como a Premier League, a Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesa.
Com frequência, integrou as convocações da seleção portuguesa. Ao todo, disputou 47 partidas e marcou 14 gols com a camisa de Portugal. No mês passado, participou da campanha vitoriosa na Liga das Nações, ajudando a seleção a levantar o troféu.
Seu irmão, André Jota, também era jogador de futebol. Na última temporada, defendeu o Penafiel em 32 partidas pela segunda divisão portuguesa. Além da carreira esportiva, conciliou a rotina de treinos com os estudos e havia concluido recentemente a graduação em Gestão.
Diogo Jota morreu em acidente de carro aos 28 anos. Reprodução/Instagram
Fonte: UOL/Globo Esporte/247 e outros