Corrida armamentista: Rússia concluiu testes do míssil de cruzeiro Burevestnik , de alcance ilimitado e propulsão nuclear
26 de outubro de 2025 18:40“Os testes decisivos [do míssil de cruzeiro Burevestnik, de alcance ilimitado e motor nuclear] foram concluídos. Ainda há muito trabalho a ser feito antes que essa arma entre em serviço – isso é compreensível. Todos os procedimentos precisam ser implementados. No entanto, os principais objetivos já foram alcançados”, declarou presidente russo, Vladimir Putin, que descreveu a arma como invencível e que “é um produto único, que ninguém mais do mundo tem”. A declaração ocorreu durante uma reunião com o chefe do Estado-Maior General, Valery Gerasimov, e comandantes das forças envolvidas no conflito militar da Rússia com a Ucrânia.
O presidente russo descreveu o Burevestnik como um sistema de armas único, sem equivalente em nenhum outro país. Putin também orientou Gerasimov a definir a classificação do míssil, preparar a infraestrutura necessária para sua implantação e determinar os possíveis métodos de utilização do armamento.
De acordo com Gerasimov, o míssil movido a energia nuclear percorreu uma distância de 14 mil quilômetros (aproximadamente 8.700 milhas) durante um voo de teste realizado em outubro e tem capacidade para alcançar distâncias ainda maiores.
“Esse teste foi conduzido em 21 de outubro. De fato, a diferença em relação aos anteriores é que o míssil voou por muitas horas, cobrindo uma distância de 14 mil quilômetros – e esse não é o seu limite”, declarou Gerasimov durante a reunião com o presidente Putin.
Segundo ele, o Burevestnik demonstrou alta capacidade de contornar sistemas de defesa antimísseis e antiaéreos, reforçando seu potencial estratégico dentro do arsenal russo.
O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, destacou que o míssil pode ser equipado com uma ogiva nuclear.
“Parabéns a todos os amigos da Rússia pelo teste bem-sucedido do míssil de cruzeiro Burevestnik (andorinha-do-mar), de alcance ilimitado, equipado com motor e ogiva nuclear”, escreveu Medvedev na plataforma X neste domingo.
Comunicado aos EUA
A Rússia comunicou aos Estados Unidos o sucesso dos testes do míssil de cruzeiro Burevestnik, afirmou neste domingo Kirill Dmitriev, chefe do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) e enviado especial do presidente russo para cooperação econômica com outros países.
“Já informamos nossos colegas norte-americanos sobre a reunião entre o presidente [russo] Vladimir Putin e o Estado-Maior. O presidente foi informado sobre o cerco de 5 mil soldados ucranianos na região de Kupyansk, 5,5 mil na área de Krasnoarmeysk [Pokrovsk], bem como sobre os testes bem-sucedidos de uma nova classe de mísseis – o míssil de cruzeiro Burevestnik, movido a energia nuclear. É muito importante que essas informações sejam transmitidas diretamente à liderança e às principais figuras do governo do presidente dos EUA”, declarou Dmitriev em seu canal no Telegram.
- Putin apresenta míssil de cruzeiro nuclear “único no mundo” — que pode atingir alvos a 14 mil quilómetros de distância. Foto: Divulgação
- Fonte: Agência Sputinik/Brasil 247