Rei nu: pesquisa CNN mostra que aprovação de Trump atinge menor nível no segundo mandato e maioria afirma que ele excedeu os limites no uso do poder presidencial
4 de novembro de 2025 08:55A um ano das eleições legislativas dos Estados Unidos, uma nova pesquisa da CNN realizada pelo SSRS indicou que a taxa de aprovação de Donald Trump está em 37%, a pior de seu segundo mandato.
Essa taxa é aproximadamente equivalente aos 36% de aprovação registrados no mesmo período do primeiro mandato do republicano, em 2017.
A taxa de desaprovação, em 63%, é numericamente a mais alta dos dois mandatos, um ponto acima do pior nível registrado anteriormente, de 62%, quando ele deixou o cargo em janeiro de 2021.
A média da “Pesquisa das Pesquisas” da CNN, que coloca a aprovação de Trump alguns pontos acima, em 41%, até o domingo (2), mostra tendência similar desde janeiro.
A aprovação do presidente caiu entre todas as linhas partidárias e demográficas desde junho nas pesquisas da CNN.
Democratas têm vantagem preliminar
Olhando para as eleições legislativas de 2026, os Democratas parecem ter uma vantagem muito preliminar: 47% dos eleitores registrados dizem que votariam no candidato democrata em seu distrito se a eleição fosse hoje, enquanto 42% preferem o republicano.
Mais eleitores descartam apoiar um republicano (42%) do que descartam apoiar um democrata (35%).
Além disso, 41% afirmam que seu voto seria uma mensagem de oposição a Trump, quase o dobro dos 21% que dizem que seu voto seria uma mensagem de apoio ao presidente.
Enquanto isso, eleitores independentes tendem a favorecer os democratas nas pesquisas gerais (44% contra, 31% para os republicanos, com 19% indicando que não escolheriam nenhum dos dois no momento).
Eleitores registrados que são democratas ou independentes com tendência democrata são muito mais propensos que eleitores alinhados aos republicanos a dizer que estão extremamente motivados para votar no próximo ano (67% comparado a 46%).
Aprovação interna no Partido Democrata
Os resultados da pesquisa da CNN sugerem que os problemas internos de imagem do Partido Democrata podem não necessariamente se traduzir em deserções nas urnas.
Eleitores alinhados aos democratas continuam bem menos satisfeitos com seu próprio partido do que eleitores alinhados aos republicanos: 65% têm uma visão favorável do Partido Democrata neste grupo, enquanto 80% têm uma visão favorável do Partido Republicano.
Mas mesmo os eleitores democratas com visão negativa do partido estão quase universalmente apoiando o candidato democrata em seus distritos (93%) e amplamente motivados para votar (71% dizem estar extremamente motivados).
No total, os democratas mantêm uma vantagem de 12 pontos percentuais entre os eleitores que dizem estar extremamente ou muito motivados para comparecer às urnas no próximo ano.
Insatisfação com Trump e com os EUA
Os americanos estão amplamente insatisfeitos com a situação do país (68% dizem que “as coisas vão mal”) e com a economia (72% dizem que estão em má situação, e 47% apontam a economia e custo de vida como principais questões enfrentadas pelos EUA).
Cerca de 61% dizem que as políticas de Trump pioraram as condições econômicas nos EUA.
Aproximadamente 8 em 10 consideram a paralisação do governo federal uma crise (31%) ou um problema grave (50%), e 61% desaprovam a forma como Trump está lidando com isso.
Cerca de 58% desaprovam a maneira como as lideranças congressistas de cada partido estão lidando com a situação.
No total, cerca de 9 em cada 10 americanos desaprovam pelo menos um dos três principais atores envolvidos na paralisação do governo.
A maioria das pessoas ouvidas pela pesquisa da CNN tem visão negativa do desempenho de Trump em questões-chave:
- a maior parte (56%) considera que suas decisões de política externa prejudicaram a posição dos EUA no mundo
- e 57% dizem que ele foi longe demais na deportação de imigrantes que vivem ilegalmente nos EUA
Cerca de um quarto dos americanos (26%) aponta o estado da democracia nos Estados Unidos como a principal questão que o país enfrenta, sendo esssa a maior preocupação entre democratas e independentes que tendem ao partido (45% dizem ser a questão mais importante, seguida pela economia e custo de vida com 38%).
A pesquisa também aponta que os americanos estão cada vez mais propensos a dizer que Trump excedeu os limites no uso do poder presidencial: 61% afirmam isso, um aumento de 9 pontos percentuais desde fevereiro.
Sobre a demolição da Ala Leste da Casa Branca, 54% do público está insatisfeito ou irritado, com apenas 10% dizendo estarem satisfeitos ou felizes com essa decisão.
Outros 36% (incluindo quase metade dos republicanos) dizem que isso não importa muito para eles.
Visão sobre o Congresso
A maioria dos americanos também vê os republicanos que controlam o Congresso como excessivamente favoráveis a Trump (55%, um aumento em relação aos 48% que pensavam assim em fevereiro).
Mas a base do Partido Republicano está satisfeita: republicanos e independentes que tendem ao partido estão amplamente satisfeitos com o nível de apoio que o partido no Congresso fornece a Trump (63% dizem que é a quantidade adequada, aproximadamente o mesmo que em fevereiro).
Do lado democrata, no entanto, as opiniões são mais divididas e o apoio do partido menos claro.
Quatro em cada 10 dizem que os democratas no Congresso não estão fazendo o suficiente para se opor a Trump, e entre democratas e independentes que tendem ao partido, 69% pensam dessa forma.
Metodologia
A pesquisa da CNN foi realizada pela SSRS online e por telefone de 27 a 30 de outubro entre uma amostra nacional aleatória de 1.245 adultos, incluindo 954 eleitores registrados.
Os resultados para a amostra completa têm uma margem de erro amostral de mais ou menos 3,1 pontos percentuais.
A margem de erro é de mais ou menos 3,6 pontos para resultados entre eleitores registrados.
- Imagem gerada em IA a partir de foto da Reuters
- Fonte: CNN Brasil