‘Vira, vira, vira’: PM orienta colega a desviar ângulo de câmera corporal durante ação que terminou com jovem morto na Zona Leste de SP

24 de maio de 2025 12:26

Imagens das câmeras corporais dos agentes que atiraram contra Gabriel Ferreira Messias da Silva, morto por policiais militares em novembro de 2024 durante uma abordagem na Zona Leste de São Paulo, mostram um dos PMs pedindo que outro agente se virasse para não gravar a ação.

Um relatório da Defensoria Pública de São Paulo aponta que o jovem de 18 anos não estava armado no momento em que foi baleado. Gabriel foi abordado ao sair de um posto de combustíveis e fugiu. Ele teria sido baleado e caído na esquina das ruas Belém Santos e Colônia Leopoldina, na Vila Císper.

Momento em que PM atira contra Gabriel. — Foto: Reprodução/ TV Globo

Dois PMs que participaram da ação estão afastados temporariamente.

  • Na versão apresentada no boletim de ocorrência, os policiais afirmaram que dispararam contra Gabriel para se defender, alegando que ele teria apontado uma arma para os agentes.
  • Mas, nas imagens gravadas pelas câmeras corporais, é possível ver que os policiais atiram de dentro da viatura em direção a ele.

Nas gravações obtidas pelo SP1, após os disparos, os PMs descem da viatura, e um dos agentes questiona se a moto é roubada. Gabriel responde que não. Minutos depois, um dos policiais diz: “Vira, vira, vira”.

Segundo a Defensoria Pública, neste momento os agentes alteram o ângulo das câmeras. Ainda de acordo com o órgão, nenhuma arma – além das dos próprios policiais – aparece nos vídeos. As imagens mostram o sargento Ivo Florentino dos Santos chutando uma arma no chão segundos antes de ela ser localizada próxima ao corpo de Gabriel.

De acordo com a versão dos policiais, o jovem teria sacado uma arma ao se levantar, o que teria motivado o disparo.

No entanto, o relatório da Defensoria, baseado nas imagens das câmeras corporais dos próprios agentes, indica que não havia arma na cena imediatamente após o disparo.

Imagens extraídas do SPTV1

Fonte: TV Globo e G1-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *