
Vamos resgatar a política habitacional e a Caixa vai ser essencial para isso, diz Boulos à Fenae
8 de dezembro de 2022 10:19O retorno das políticas públicas de habitação para a população mais pobre é um compromisso do próximo governo Lula, que conta com o trabalho e empenho do deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL/SP) no grupo técnico da área de Cidades na equipe de transição.
Em conversa com a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Boulos destacou o papel da Caixa nesta retomada, criticou o programa Casa Verde e Amarela e falou sobre o retorno do Minha Casa, Minha Vida.
Confira a entrevista:
1. Durante o governo Bolsonaro a Fenae fez críticas à exclusão da Faixa 1, população de menor renda, do programa Casa Verde e Amarela. No governo Lula podemos esperar o retorno das políticas de moradia para a população mais pobre? E como a Caixa pode atuar nesta retomada?
O Casa Verde Amarela é uma mentira. Ele não é um programa social. Ele acabou com a Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, que atendia quem mais precisa […]. O Casa Verde Amarela é uma linha de crédito imobiliário de baixa qualidade, com pouco recurso. Por isso que não saiu do papel. É uma necessidade para o Brasil, não uma possibilidade. E o presidente Lula tem dito isso, se comprometeu com isso na campanha, de retomar a política habitacional Minha Casa, Minha Vida para os que mais precisam […].
A retomada de uma política habitacional é necessária, urgente, emergencial. Existe recursos para isso e a Caixa é quem tem mais expertise disso no Estado brasileiro. A Caixa foi o agente operador do programa Minha Casa Minha Vida, na faixa 1 e fez isso bem. A Caixa está capilarizada com as suas superintendências regionais, com as gerências de habitação, as Gihab pelo país todo. A Caixa está capilarizada, tem um grupo de técnicos na engenharia com capacidade de análise, com capacidade de avaliação de terreno. Tem a equipe necessária para poder fazer a política habitacional girar. Esse é o mérito de um banco público como a Caixa. Eu tenho certeza de que nós vamos resgatar a política habitacional popular no governo Lula, inclusive aperfeiçoando o Minha Casa, Minha Vida, nos limites e nos problemas que tinha. E a Caixa vai ser essencial para isso.
Por: Fenae