‘Trump joga por terra o livre comércio, o multilateralismo e o respeito à soberania dos países’, diz Lula a Putin

9 de maio de 2025 11:03

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta sexta-feira (9) de uma reunião de trabalho com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Kremlin, sede do governo russo. A visita ocorreu no contexto das celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória, evento organizado por Putin.Durante o encontro, segundo o g1, Lula foi enfático ao criticar as recentes medidas adotadas por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. De acordo com Lula, as decisões unilaterais do governo norte-americano de impor tarifas comerciais a diversos países comprometem pilares fundamentais da ordem internacional. “As últimas decisões anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos de taxação de comércio com todos os países do mundo, de forma unilateral, joga por terra a grande ideia do livre comércio, joga por terra a grande ideia do fortalecimento do multilateralismo e joga por terra muitas vezes o respeito à soberania dos países que nós temos que ter”, afirmou o presidente brasileiro.

O encontro teve como foco o fortalecimento da parceria estratégica entre Brasil e Rússia. Lula destacou áreas prioritárias para a cooperação bilateral, com ênfase nos setores de defesa, ciência e tecnologia, educação, aviação, espacial e, especialmente, energia. Ele reiterou a disposição do Brasil em aprofundar os vínculos políticos e comerciais com Moscou.

Essa minha visita aqui é para estreitar e refazer, com muito mais força, a nossa construção de parceria estratégica. O Brasil tem interesses políticos, interesses comerciais, interesses científico-tecnológicos com a Rússia. Por seu lado, a Rússia deve ter muitos interesses com o Brasil”, declarou.

O presidente também ressaltou o papel das duas nações no cenário internacional, sublinhando a importância de intensificar as relações econômicas no contexto do Sul Global. “Somos duas grandes nações em continentes opostos, fazemos parte do Sul Global e temos a chance de, nesse momento histórico, a gente poder fazer com que a nossa relação comercial possa crescer muito”, pontuou Lula.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Fonte: Brasil 247

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *