"Cardeal protodiácono", o francês Dominique Mamberti. anunciará em breve o nome do novo Papa

Saiba quem é o cardeal que anunciará “Habemus Papam” após o conclave. E o mico de Bonner ao vivo no JN

8 de maio de 2025 13:15

A fumaça branca saiu pela chaminé da Capela Sistina na tarde desta quinta-feira (8), por volta das 13h10 (horário de Brasília), indicando que um novo papa foi escolhido. Uma tradição marcante da Igreja Católica é o momento em que, após a apuração dos votos no conclave, um cardeal aparece diante da multidão de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, e anuncia “Habemus Papam” (latim para “Temos um papa”).

O encarregado dessa importante tarefa de anunciar para os 1,3 bilhão de católicos romanos no mundo a eleição de um novo pontífice é o chamado “cardeal protodiácono”. No momento, esse cargo é ocupado pelo cardeal francês Dominique Mamberti. Se não for eleito papa no próximo conclave, é ele quem anunciará as famosas palavras na varanda central da Basílica de São Pedro.

Só há uma chance de o cardeal Mamberti não desempenhar a tarefa que lhe é designada como o diácono mais antigo do colégio eleitoral — a de ser ele o pontífice eleito. Se ele for o novo Papa, claro. Assim como Jorge Bergoglio em 2013, Mamberti não consta das principais listas de vaticanistas como cotado para comandar o rebanho de 1,4 bilhão de católicos, mas a imprevisibilidade atua também como uma das marcas dos conclaves. Nesse caso, o novo papa seria anunciado pelo italiano Mario Zenari, atual núncio apostólico na Síria, o segundo por ordem de nomeação.

Francês nascido há 73 anos no Marrocos, ele foi criado na Córsega e é, desde 2014, o prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.

Mamberti trabalhou no serviço diplomático da Santa Sé, tendo ocupado cargos em Argélia, Chile, Nova York, Sudão, Somália e Eritreia, sob o Pontificado de João Paulo II.

O Papa Bento XVI o trouxe de volta a Roma, como secretário para as Relações com os Estados, cargo equivalente ao de chanceler.

Com Francisco, ele foi alçado a cardeal em 2015, ocupando a chefia do mais alto tribunal de direito canônico do Vaticano.

Defende o diálogo entre religiões, a proteção aos imigrantes e a liberdade religiosa, assim como o direito à vida.

Mamberti é considerado discreto: manteve distância dos principais escândalos que afetaram a Igreja e não está ligado a grupos ideológicos que permeiam a instituição. Mas sua voz será inesquecível para os que anseiam conhecer quem é o cardeal que está sendo elevado a papa no interior da Capela Sistina.

Mico de Bonner: Ilze Scamparini “foge” de abraço do apresentador em entrada ao vivo no JN

William Bonner e Ilze Scamparini em entrada ao vivo no Jornal Nacional na quarta-feira (7)

A correspondente internacional da TV Globo na Itália, Ilze Scampirini, “fugiu” de um abraço de William Bonner durante uma entrada ao vivo no Jornal Nacional na noite de quarta-feira (7).

No Vaticano, os dois jornalistas abordaram as notícias relacionadas ao conclave. Ao fim da entrada, o âncora do jornal, que está no país, falou sobre a presença da colega no local. Veja o vídeo abaixo.

“Você sabe que o pessoal pede muito em rede social a sua presença aqui, mas eu não vou explorar você e exigir que você esteja comigo todas essas noites”, disse.

Bonner, que é o âncora do Jornal Nacional, está na Itália para cobrir o conclave.

Na web, os usuários apontaram o desconforto de Ilze, citando o costume da repórter de entrar ao vivo de um telhado. Assista no X: https://x.com/BrunoGuzz0/status/1920262370384900390?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1920262370384900390%7Ctwgr%5E814d9ce11e004c951e8580a55a24b7e8ac6618ca%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.cnnbrasil.com.br%2Fentretenimento%2Filze-scamparini-foge-de-abraco-de-william-bonner-em-entrada-ao-vivo-no-jn%2F

Foto: Guido Mrzilla/Gamma-Rapho via Getty Images e reprodução TV Globo
Fonte: Com informações da CNN e G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *