
PT fecha apoio a Lira na Câmara e Haddad será ministro da Fazenda
25 de novembro de 2022 09:58Ainda não é oficial, mas já não é mais segredo que o PT deve anunciar em breve o apoio de sua bancada à reeleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara. A conta do partido é de que seria trágico para Lula começar seu terceiro mandato com uma derrota no Congresso. E na visão desses parlamentares Lira não perde mais.
A decisão ainda não foi anunciada porque Lula gostaria de um gesto do ex-grande aliado de Bolsonaro. O gesto seria a aprovação dos recursos para Bolsa Família por 4 anos fora do teto.
Lira, porém, hesita. Quer inverter a ordem. O PT e Lula declaram apoio a sua reeleição e ele encaminha a aprovação do projeto.
A decisão do PT pode ser fatal para que o PSOL não entre no governo Lula. Há no partido um quase consenso de que não dá para estar numa mesma canoa onde esteja Lira.https://d-41612027891008394437.ampproject.net/2211042305000/frame.html
Alguns deputados petistas também devem se rebelar e apoiar outra candidatura. Mas nada que atrapalhe a reeleição do pepista.
Haddad na Fazenda
Entre aqueles que frequentam o CCBB, onde acontece a transição do governo, é unanimidade que Fernando Haddad será o ministro da Fazenda de Lula. O presidente teria esperado um tempo antes de anunciá-lo para testar a reação não só do mercado, mas também do setor político.
Daqui e dali houve fogo amigo contra o ex-prefeito, como o de que ele teria pouca habilidade para negociar com o Congresso, mas nada mais do que isso. Lula teria julgado que Haddad passou no teste e pretende anunciá-lo já na semana que vem como um dos primeiros nomes do seu gabinete.
Por: Revista Fórum