
O Papa é norte-americano: Robert Prevost é eleito e escolhe o nome Leão XIV. Cardeal foi escolhido para suceder o papa argentino Francisco como líder da Igreja Católica
8 de maio de 2025 14:48O cardeal americano Robert Prevost foi eleito o próximo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira (8) e escolheu o nome de papa Leão XIV. Trata-se do primeiro papa vindo dos Estados Unidos.
A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 13h07 (horário de Brasília) para anunciar que os cardeais chegaram a um consenso sobre o sucessor do papa Francisco.
Após a confirmação da decisão, o papa eleito passou pela chamada “Sala das Lágrimas”, utilizada para tomar consciência da nova missão e realizar a troca de vestimentas para se apresentar com as vestes pontifícias.
Em seguida, Prevost apareceu na sacada com vista para a Praça de São Pedro, onde se dirigiu ao público de fiéis presentes.
“Quero que essa saudação de paz entre no coração de vocês, a todas as pessoas”, disse Leão, em sua primeira saudação. “Deus ama a todos, e o mal não prevalecerá.”
Ele usou o início de seu discurso para homenagear seu antecessor, papa Francisco, a quem agradeceu. Ele diz que quer “prosseguir com a bênção” do argentino. “Sou um filho de Santo Agostinho. Um agostiniano”, afirmou, indicando um possível caminho para seu papado.
Em meio ao discurso, ele trocou o italiano para o espanhol e agradeceu o seu episcopado em Chiclayo, no Peru, onde passou boa parte de sua carreira eclesiástica. O papa tem cidadania peruana desde 2015. Depois da experiência como missionário na América do Sul, Prevost liderou um escritório do Vaticano para nomeações episcopais.
Prevost se juntou à ordem dos agostinianos em 1985, já no Peru. Os devotos de Santo Agostinho são uma ordem mendicante, assim como os franciscanos e os dominicanos.
Ele encerrou sua primeira mensagem aos fiéis na Praça São Pedro com a oração da Ave Maria.
Ele foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais – dois terços dos eleitores do conclave – e será o sucessor do papa Francisco na Cátedra de São Pedro.
Robert Prevost, de 69 anos, viveu como missionário no Peru de 2014 a 2023, onde foi nomeado bispo de Chiclayo.
Antes de se tornar papa, Prevost disse em entrevista ao Vatican News que ainda se considera um missionário. “Minha vocação, como a de todo cristão, é ser missionário, proclamar o Evangelho onde quer que se esteja.”
“Moderadíssimo”
‘Moderadíssimo, discretíssimo’: as características do novo papa Leão XIV na avaliação da vaticanista Mirticeli Medeiros. “Muita gente não tem falado sobre um em particular, que se chama Prevost, que é americano. Moderadíssimo, discretíssimo”, disse ela. “Então, ele é a pessoa responsável para aconselhar o papa a respeito da nomeação dos bispos, ou seja, aquele que cria toda a estrutura para a igreja católica, em outras palavras.”
De acordo com Mirticeli, ele era bem visto pelo grupo dos conservadores. “Primeiro por ser uma pessoa fiel ao papa Francisco, plenamente, por ser um cardeal também religioso, isso é muito importante na hora de escolher o sumo pontífice, principalmente após um papado reformador.”
Prevost é especializado em direito canônico, o que, segundo Mirticeli, “é muito importante diante das grandes reformas legislativas que o papa fez, é necessário que um dê continuidade a elas.”
Foto: Reprodução
Fontes: A partir de informações do G1 e CNN