Lula diz a deputados que é “candidatíssimo” em 2026

24 de abril de 2025 10:39

O presidente Lula (PT) afirmou a líderes da base aliada na Câmara dos Deputados, durante um jantar nesta quarta-feira (23), que é “candidatíssimo” à reeleição em 2026, de acordo com relatos dos participantes do evento, segundo informa a Folha.

O jantar, que durou mais de duas horas, foi organizado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e seguiu o formato de um encontro anterior realizado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), há três semanas.

Lula reafirmou que está com a saúde em dia e que se considera “candidatíssimo” à reeleição. No início do mês, em um jantar com senadores, o presidente já havia deixado no ar a possibilidade de sua candidatura, mas agora se mostrou mais enfático sobre o tema, após ter sido alertado sobre a necessidade de declarar sua intenção.

Durante o evento, Lula também fez um balanço de seu terceiro mandato, destacando o que considera as principais realizações de seu governo e explicando sua visão sobre as questões sociais do país.

O presidente prometeu manter um contato mais ativo com o Congresso, especialmente após ser criticado pela falta de reuniões com congressistas até o momento. Ele afirmou que seu governo depende mais do Congresso do que o Congresso depende do Executivo.

O encontro contou com a participação de 16 deputados, representando diversas bancadas, como PSOL, PT, PP, Republicanos e PSD.

A maioria dos parlamentares aproveitou a oportunidade para se apresentar ao presidente e elogiar a decisão de Lula de dialogar mais com o Congresso. A fala mais incisiva foi de Hugo Motta, que defendeu a autonomia do Legislativo e a independência da Câmara, ao mesmo tempo em que elogiou a harmonia entre os Poderes.

Os relatos dos deputados indicam entusiasmo com o encontro, com elogios ao discurso e à postura do presidente, considerada cativante por um dos presentes. Um deputado mais crítico ao governo chegou a afirmar que o encontro parecia marcar um recomeço da gestão.

Lula também prometeu organizar uma nova reunião com os parlamentares, com um churrasco e futebol na Granja do Torto, residência de campo da Presidência da República em Brasília.

Foto: Reprodução
Reprodução do Diário do Centro do Mundo (DCM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *