
Erundina foi internada em UTI com quadro de edema pulmonar agudo, dizem parlamentares
6 de junho de 2024 10:07A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP), de 89 anos, teve um quadro de edema pulmonar agudo e apresentou dificuldades respiratórias quando deu entrada no Hospital Sírio Libanês de Brasília na noite desta quarta-feira (5), segundo informações repassadas por parlamentares que a visitaram na unidade de saúde. Erundina passou mal em meio a um clima de ódio e após ataques de bolsonaristas durante sessão na Câmara antes de ser hospitalizada.
Alice Portugal (PCdoB-BA) visitou Erundina na manhã desta quinta-feira (6) e deu detalhes sobre o estado de saúde da ex-prefeita de São Paulo.
“Acabamos de visitar a deputada Luiza Erundina, uma parlamentar respeitada em todo o país, e pela grande maioria da casa. Internada em consequência do estresse vivido na Comissão de Direitos Humanos, pela violência com que deputados da extrema direita a trataram. Uma mulher de quase 90 anos, chegou ao hospital, acompanhada pela deputada Daiana Santos, presidenta da Comissão, em quadro de edema agudo de pulmão, com respiração agonizante caracterizando insuficiência respiratória aguda, tendo necessitado de atendimento de urgência. Permanece na UTI para acompanhamento, tratamento e cuidado”, relatou Alice.
“Ontem foi um dia de violência e ódio na Camara dos Deputados. Intolerância à divergência, ao debate de ideias, interdição da politica e permissão ao desrespeito e agressão (…) Esta realidade não pode mais continuar. A democracia exige que o parlamento brasileiro se dê o respeito e sustente os pilares democráticos, onde o debate e as divergências caibam e não se submetam à cultura do ódio e da eliminação do adversário”.
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), por sua vez, visitou Erundina no hospital na noite de quarta-feira e, ao comentar sobre o fato, procurou tranquilizar os eleitores e amigos.
“O quadro dela segue a exigir acompanhamento mas saio mais aliviado e muito otimista do hospital. Pelo situação grave que ocorreu do edema imaginei que pudesse ainda encontra-la com dificuldades de respiração e comunicação na UTI. A encontrei firme, risonha, se comunicando bem e demonstrando otimismo. Me aconselhou mais uma vez a não perder energia com o q não vale a pena. Saio convicto de q nossa amiga em breve sai do hospital. Ela segue a nos conduzir nas lutas! Não dá pra descrever. Ela é gigante demais!”.
Saiba mais
A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) passou mal durante sessão da Comissão de Direitos Humanos desta quarta-feira (5) ao falar sobre PL 1156/2021, que propõe instituir a responsabilidade do Estado Brasileiro em identificar lugares de repressão política utilizados pela Ditadura Militar (1964-1985). Antes de sua fala, a parlamentar teve que escutar provocações e deboches sobre o tema por parte de parlamentares bolsonaristas.
Logo após a defesa da matéria feita por Erundina, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) tomou a palavra e pediu respeito à parlamentar. Logo em seguida, ele foi interrompido e Luiza Erundina foi socorrida.
A deputada foi levada às pressas para o Hospital Sírio-Libanês e segue internada. De acordo com sua assessoria de imprensa, o quadro da parlamentar “é estável”.
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Reprodução/Revista Fórum