
Entidades se mobilizam contra o assédio moral e sexual na Caixa
6 de julho de 2022 10:53A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e entidades representativas se mobilizaram nesta terça-feira (05) para dizer basta ao assédio moral e sexual na Caixa, e em toda categoria bancária. Por todo Brasil, empregados do banco público pediram mais respeito aos trabalhadores e seriedade nas apurações das denúncias.
Em São Paulo, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, participou do ato na Faria Lima e destacou a política do medo que estava sendo instalada na Caixa, que já vinha sendo denunciada pela Fenae e as entidades representativas. “Foi de fundamental importância e coragem as empregadas denunciarem o assédio sexual que vinham sofrendo. Precisamos neste momento amparar essas trabalhadoras, a Fenae está de portas abertas para os trabalhadores. Agora, nossa reivindicação é para que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. Precisamos de uma apuração rigorosa, para que a punição devida”, afirmou Takemoto.
No ato em Brasília (DF), a diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, destacou que o objetivo da mobilização é ampliar ainda mais o debate sobre as condições de trabalho e o assédio na Caixa. “Não podemos deixar esse assunto morrer. A Caixa tem uma história grandiosa, construída pelos trabalhadores, e esse grave episódio foi protagonizado pelo Pedro Guimarães e não por essa grande instituição”, ressaltou.

De acordo com o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e diretor de Administração e Finanças da Fenae, Cardoso, a Comissão segue acompanhando os desdobramentos do caso e vai cobrar a punição dos culpados. “Eles precisam ser afastados da Caixa e punidos, uma vez que assédio sexual é crime”.
Cardoso participou da mobilização em Belo Horizonte e destacou que as entidades estão à disposição dos empregados para fazerem qualquer denúncia. “O ato em BH foi um ato muito representativo onde tivemos um grande número de mulheres, diretoras, dirigentes do sindicato. As falas foram muito contundentes ao dizer que as mulheres merecem respeito. Mais uma vez os bancários deram o seu recado de que isso é inadmissível. Não podemos permitir isso dentro da Caixa”, afirmou.
No inicio do ano, a Fenae se reuniu com a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) do Distrito Federal e Tocantins, Geny Helena Fernandes Barroso Marques, com a deputada Érika Kokay (PT/DF), dirigentes e delegados sindicais para endossar a investigação de prática de assédio moral na Caixa. O foco foi com o episódio vexatório em que os empregados do banco foram obrigados a realizar flexões a mando de Pedro Guimarães.

Para o diretor de Comunicação da Fenae, Moacir Carneiro, presente no ato em Brasília (DF), o importante neste momento é garantir que os empregados tenham seus direitos respeitados. “Nesse dia de luta, faço questão de falar para a nova presidente da Caixa que não iremos deixar de reivindicar a manutenção dos direitos dos empregados e a Caixa 100% pública para a sociedade brasileira”, afirmou o dirigente.
Nova presidente toma posse
A nova presidente da Caixa, Daniella Marques, tomou posse nessa terça-feira (5). Marques confirmou na segunda-feira (4) o afastamento de mais sete pessoas que ocupavam cargos próximos a Pedro Guimarães.
Mobilização pelas redes sociais
Pelo Twitter, os bancários também se manifestaram contra os assédios na categoria. Com a #BastaDeAssedio, os trabalhadores apoiaram o respeito às mulheres e equidade nas condições de trabalho da categoria. Confira algumas postagens:
Ivone Silva – @ivonesilva
Bora fazer barulho. Chega de assédio e violência contra as mulheres #bastadeassédio
J.M. – @Juvandia
#BastaDeAssédio Que as mulheres vítimas sejam acolhidas e protegidas. Que o assédio seja combatido por todxs!
Neiva Ribeiro – @NeivaMrs
Bancários estão entre os que mais adoecem em consequência da cobrança de metas #BastaDeAssedio
Ricardo W. – @RicardoWeber
Assédio moral é baixo, é agressivo, é covarde e é criminoso! Usar cargo de chefia, usar dinheiro e posição social, usar de ameaças para ASSEDIAR OUTRA PESSOA é nojento demais! Denuncie!
Os bancários têm um canal seguro com o Sindicato
@spbancarios
#BastaDeAssédio
Vivian Sá – @VivianSa13
Para o cara cair, precisou de muita coragem! Coragem das mulheres que sofreram assédio sexual em seu local de trabalho e conseguiram denunciar.
Estamos aqui, juntas! Vamos vencer! Denuncie.
#BastaDeAssedio
#MexeuComUmaMexeuComTodas
Fonte: FENAE