Entidades e especialistas debatem a dívida pública e os juros abusivos

22 de novembro de 2023 11:44

A Câmara dos Deputados foi palco do I Seminário das Frentes Parlamentares sobre “Limite dos Juros e Auditoria Integral da Dívida Pública” e “Contra os Juros Abusivos”, com o tema: “Onde está o rombo das contas públicas? No serviço público ou no Sistema da Dívida?”. O evento foi realizado nesta terça-feira (21) e é a primeira iniciativa coletiva das frentes parlamentares coordenadas, respectivamente, pelos deputados Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Lindbergh Farias (PT-RJ). 

Para o presidente da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), Sergio Takemoto, a política de juros privilegia mais ricos e penaliza trabalhadores, assunto bastante destacado durante o seminário. “A questão dos juros altos afeta toda a população brasileira, já que afeta as contas públicas. A atual política de juros do Brasil, considerada uma das mais elevadas do mundo, trava a economia e penaliza os trabalhadores porque não gera empregos e renda”, comentou.

O debate foi realizado no mesmo dia em que a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional inicia a votação do relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. O evento contou com a presença da coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), Maria Lucia Fattorelli; do professor e pesquisador da Escola nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Mackenzie Rio, Miguel Bruno; e do professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), Ladislau Dowbor.

Entre os assuntos em destaque esteve a luta do funcionalismo, revelando o que de fato está impedindo a valorização do serviço público e das diversas categorias que estão mobilizadas. Servidores estão há anos sem reajuste salarial. Neste ano, tiveram 9% de reposição inflacionária, o que, segundo a ACD, repõe ínfima parcela da perda inflacionária acumulada nos últimos anos, que supera 50% para a maioria do funcionalismo. 

O seminário foi transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube. Confira aqui

Reprodução / Fenae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *