
Em ligação, Lula fala sobre amizade com Biden após deixarem presidência
31 de julho de 2024 10:54Na terça-feira (30), o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos EUA, Joe Biden, tiveram uma conversa telefônica que abordou vários temas além da eleição na Venezuela. Durante o telefonema, Lula também expressou a Biden que a amizade entre eles continuará mesmo após deixarem seus cargos presidenciais.
De acordo com uma nota da Presidência da República, Lula parabenizou Biden pela sua “magnânima” decisão sobre o processo eleitoral americano e desejou sucesso para a democracia dos EUA nas eleições presidenciais de novembro.
Biden também confirmou sua presença na cúpula do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro, logo após as eleições nos Estados Unidos. Vale ressaltar que o presidente norte-americano decidiu não concorrer à reeleição para apoiar sua vice, Kamala Harris.
O chefe de estado americano confirmou o telefonema e, em um post no X, antigo Twitter, comentou sobre os temas discutidos. Segundo Biden, foram abordadas questões relacionadas à situação política na Venezuela após a eleição presidencial.
“Hoje, falei com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil para discutir uma série de questões bilaterais e regionais, incluindo a situação política emergente na Venezuela”, escreveu o mandatário na noite de terça-feira (30).
Biden também mencionou que a conversa incluiu a necessidade de liberação das atas e documentos que comprovem a legalidade da vitória de Nicolás Maduro nas recentes eleições na Venezuela.
”Concordamos com a necessidade de uma liberação imediata de dados de votação completos, transparentes e detalhados no nível das seções eleitorais pelas autoridades eleitorais venezuelanas”, declarou.
Foto de capa: Ricardo Stuckert/PR
Reprodução/Diário do Centro do Mundo