
Debate da Globo: Direitos de resposta e embates aquecem 1º bloco
30 de setembro de 2022 10:24O primeiro bloco do debate promovido pela Rede Globo, nesta quinta-feira (29), foi marcado por embates entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro (PL).
De tema livre, a primeira parte do programa foi iniciada por uma pergunta do candidato Ciro Gomes (PDT), que foi sorteado previamente para dar o pontapé inicial. O questionamento, sobre o acúmulo de riquezas de empresários durante dos governos petistas, foi endereçado a Lula.
Em resposta, Luiz Inácio enumerou os programas de distribuição de renda, benéficos aos mais vulneráveis socialmente, e fez questão de lembrar a participação do pedetista no seu primeiro governo, onde exerceu o cargo de ministro da Integração Nacional: “Você saiu do meu governo porque queria ser deputado”, esclareceu.
Após o primeiro embate, foi a vez de uma “dobradinha amiga”, entre Padre Kelmon (PTB) e Jair Bolsonaro (PL). O baiano indagou o atual presidente sobre os citados avanços do Auxílio Brasil e os dois protagonizaram uma interação elogiosas acerca das ações do governo federal ao longo da pandemia da Covid-19.
A conversa entre os dois candidatos abriu espaço para informações falsas, utilizadas por Bolsonaro em sua campanha em 2018, como as relacionadas ao que chamaram de “ideologia de gênero” e de acusações de que mandatos petistas incentivaram a iniciação sexual de crianças.
O primeiro direito de resposta foi concedido a Lula, que pediu “o mínimo de honestidade” a Bolsonaro. “Disse que eu formei quadrilha e ele com a rachadinha”, provocou o ex-presidente.
Por: Bahia Notícias