
Datafolha: avaliação de Lula é melhor que a de Bolsonaro na capital paulista
22 de outubro de 2024 10:42O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebe mais menções negativas do que o presidente Lula (PT) entre os eleitores da capital paulista, revela uma nova pesquisa Datafolha. Enquanto ambos despertam mais associações negativas do que positivas, Bolsonaro é o mais criticado. Com informações da Folha de S. Paulo.
De acordo com o levantamento, 58% dos entrevistados associam Bolsonaro a referências negativas, como “péssimo” (5%), “não deixou saudades” (4%) e “não foi um bom presidente” (3%). Em contraste, apenas 30% fazem menções positivas sobre ele. No caso de Lula, embora também predominem as associações negativas, o percentual é menor: 48% o criticam, enquanto 39% têm uma visão positiva.
A pesquisa foi espontânea, ou seja, os entrevistados mencionaram suas primeiras associações sem serem apresentados a uma lista de opções. Os dados foram coletados pelo Datafolha entre 15 e 17 de outubro, com 1.204 eleitores de São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais.
As principais críticas a Lula incluem termos como “bandido ou ladrão” (13%) e “corrupção ou fraude” (3%). No entanto, ele também é elogiado como “bom ou melhor presidente” (5%) e por “ajudar a população mais pobre” (2%). Já Bolsonaro é mais frequentemente descrito como “péssimo” (5%) e “insano” (3%), com elogios limitados, como “bom ou melhor presidente” (7%).
Além disso, o levantamento avaliou as percepções dos candidatos à Prefeitura de São Paulo, com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), apoiado por Bolsonaro, sendo mais lembrado positivamente (45%) do que negativamente (35%). Por outro lado, Guilherme Boulos (PSOL), endossado por Lula, tem mais menções negativas (43%) do que positivas (36%).
Foto de capa: Joédson Alves/Agência Brasil
Reprodução/Diário do Centro do Mundo