
Brasil!!! Logo depois de contratar Ancelotti como técnico da seleção brasileira, Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da Presidência da CBF.
15 de maio de 2025 19:24É inacreditável, mas é verdade. Três dias depois de anunciar a contratação, por um salário milionário e mordomias, como novo comandante da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, ainda técnico do Real Madrid até o fim do Campeonato Espanhol, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) afastou nesta quinta-feira (15) Ednaldo Rodrigues do cargo da Presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão é do desembargador Gabriel Zefiro.
Quem assume é Fernando Sarney, filho do ex-presidente da República José Sarney. Ele é quem vai conduzir as próximas eleições da CBF. Vice-presidente da confederação, Sarney entrou com pedidos na Justiça para afastar Ednaldo da presidência da entidade.
Esta é a segunda vez que Ednaldo Rodrigues é afastado da função. A primeira ocorreu em 2023, por meio de uma ação que questionava o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a CBF e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), em março de 2022, que garantiu o cargo de presidente da CBF a Ednaldo Rodrigues por um período de quatro anos.
No processo mais recente, é discutida a validade do documento que reconhece a legalidade da eleição de 2022, na qual Ednaldo Rodrigues foi eleito. A questão é se um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, tem capacidade mental para o ato, já que passou por uma cirurgia durante tratamento de câncer no cérebro, que teria causado “déficit cognitivo”.
Laudos apontariam demonstram que, desde ao menos 2018, o Coronel Nunes não estava apto mentalmente para celebrar atos da vida civil.
O desembargador Gabriel Zefiro entendeu que o não comparecimento dele na audiência marcada para 12 de maio, oportunidade na qual seria inspecionada a capacidade mental, foi decisivo para atestar a incapacidade mental do Coronel Nunes para celebrar o acordo.
“Indícios. É o que temos. A prova dependeria da presença do Coronel à audiência. Ele não veio, e certamente não virá jamais. Então, trabalhemos com o que temos”, afirmou o desembargador Gabriel Zefiro.

Ancelotti
Carlo Ancelotti foi anunciado pela CBF como novo técnico da Seleção Brasileira, na última segunda-feira (12). Ele vai comandar o Brasil até a Copa do Mundo de 2026 e já treinará a Amarelinha nos dois próximos jogos pelas Eliminatórias diante do Equador e Paraguai, no mês de junho.
“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro,” afirmou, na ocasião, Ednaldo Rodrigues.
Ele se reunirá com Rodrigo Caetano, coordenador geral das Seleções Masculinas, e Juan, coordenador técnico, para definir a lista larga de convocados para os confrontos contra Equador e Paraguai, no próximo mês, nas Eliminatórias da Copa do Mundo. No dia 26, no Brasil, o técnico anunciará os escolhidos.
Maior vencedor da Champions League, com cinco títulos, e único treinador a conquistar as cinco principais ligas europeias, Ancelotti acumula passagens triunfais por gigantes como Milan, Real Madrid, Chelsea, PSG e Bayern de Munique.
“Tentaremos fazer o nosso melhor, que é vencer esses três jogos da melhor forma possível. O campeonato ainda não acabou, não queremos ser nós a entregar o campeonato para o time adversário. Queremos apenas fazer um bom trabalho nessas três partidas e terminar uma temporada difícil com uma nota alta. Vou ser o técnico do Brasil, o que é um desafio muito importante, mas até o dia 26 sou o técnico do Real Madrid. Quero terminar bem esta reta final desta fantástica aventura aqui. Eu sei que vocês estão muito interessados no que eu penso, no que eu vou fazer, mas, para mim, eu tenho que pensar nos tempos em que estou vivendo, e os tempos em que estou vivendo são os dias que me restam aqui. E pelo grande respeito que tenho por esse clube, por esses torcedores e por esses jogadores, estou completamente focado no que tenho que fazer nessa reta final dessa aventura espetacular”, disse Ancelotti, em seu primeiro pronunciamento.
Foto: Rafael Ribeiro/CBF e e BeanymanSports
Fonte: A partir de informações do Metrópoles