“Biden tentará convencer Lula a apoiar Ucrânia na guerra contra a Rússia”, diz brasilianista

8 de fevereiro de 2023 10:00

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tentará convencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a dar apoio para a Ucrânia, em guerra com a Rússia desde fevereiro de 2022. A avaliação é de um dos principais brasilianistas americanos, James Green.

“Tenho certeza de que Biden tentará convencer Lula a se juntar ao esforço internacional não apenas para se opor à invasão da Ucrânia pela Rússia, mas para ajudar concretamente os invadidos. Pelas declarações públicas, parece que Lula está mais inclinado a favorecer alguma forma de negociação de paz entre os dois países, o que muitos observadores consideram uma possibilidade muito difícil porque pode significar a Ucrânia cedendo território”, afirmou o historiador.

O petista embarca nesta quinta-feira (9) aos EUA. Lula deve se encontrar com Biden na tarde de sexta-feira (10), na Casa Branca. No mesmo dia, o presidente também terá agenda dedicada à imprensa norte-americana e a parlamentares do campo progressista.

Para observadores estrangeiros e fontes dentro do Itamaraty, o presidente norte-americano não perderá a ocasião para discutir uma possível coalizão contra Vladimir Putin.

O mesmo assunto já foi tratado pelo chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e pelo presidente da França, Emmanuel Macron, em diferentes conversas com Lula.

Por: Diário do Centro do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *