Atos reúnem empregados em defesa do Saúde Caixa

17 de outubro de 2023 10:57

Com apoio da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e entidades sindicais convidam para o Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. Os atos serão realizados nesta terça-feira (17). 

As atividades serão realizadas tanto nas portas das agências e unidades da Caixa do país, quanto nas redes sociais. Para as ações nas agências e unidades da Caixa, a Contraf-CUT sugere que os trabalhadores vistam roupas brancas. Já para as ações nas redes sociais, os trabalhadores são convidados a participarem de um tuitaço, entre 11h e 12h, onde devem utilizar a hashtag #QueremosSaúdeCaixa, além de marcarem o banco (@Caixa) em cada postagem.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, reforça a importância da participação dos empregados nos atos, pela garantia de aperfeiçoamento do plano de saúde. “O Saúde Caixa foi construído a partir de um amplo debate entre os trabalhadores e o banco. Por isso, defender o direito ao Saúde Caixa, com qualidade, é prioridade para os trabalhadores. Nossa luta é para que a Caixa reconheça esse direito como política de valorização de seus empregados”, reforça Takemoto.

De acordo com a Contraf-CUT, o Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa foi aprovado pelos trabalhadores contra a postura da direção da Caixa nas negociações em torno da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) sobre o plano de saúde.

O banco se mantém intransigente em seu posicionamento de limitar suas contribuições para o custeio do plano no percentual fixado pelo estatuto da empresa de 6,5% da folha de pagamentos, o que acarretaria um aumento médio de 85% nas contribuições feitas pelos empregados. Além disso, a área de pessoas da Caixa ainda não repassou aos representantes dos empregados, no grupo de trabalho criado para debater o tema, os dados necessários para a elaboração do estudo atuarial que será utilizado pela consultoria contratada pelas entidades. 

Outro Dia Nacional de Luta está previsto para o dia 30 de outubro, com o mesmo objetivo de chamar a atenção sobre os riscos que o Saúde Caixa segue sofrendo.

Com informações da Contraf-CUT

Reprodução/Fenae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *