RenovaDF: aumento da capacitação de pessoas em situação de rua, com reserva de vagas para essa população, já mostra impacto social

2 de maio de 2025 10:36

Uma das políticas de maior sucesso do Governo do Distrito Federal (GDF), o RenovaDF – já referência para outras unidades da federação -, que oferece formação na área da construção civil a pessoas em situação de vulnerabilidade, já mostra seus resultados: o DF tem 3.521 pessoas em situação de rua, mas desde a criação do programa, 727 pessoas já foram capacitadas. Ano a ano, isso vai reduzindo  o crescimento desse público no DF. O mapeamento é do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e faz parte do 2º Censo Distrital da População em Situação de Rua do DF.

Ao mesmo tempo em que fazem as aulas, os alunos aplicam os conhecimentos reformando equipamentos públicos. Durante o período do curso, eles também recebem uma bolsa para ajudar com os custos. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), conta com uma reserva de 10% das vagas para pessoas em situação de rua. Desde a criação do programa, em 2021, 727 alunos nessa condição se formaram. Só nos últimos 12 meses — de junho de 2024 a maio deste ano —, foram 504. Destes, 48 foram inseridos no mercado de trabalho após o curso. O Censo Distrital da População em Situação de Rua mostrou ainda que 63% das pessoas nessas condições no DF nasceram em outra unidade da Federação. Entre esses, 42,9% vieram para capital federal à procura de emprego.

“O GDF tem trabalhado de forma constante para garantir dignidade e criar oportunidades reais para que pessoas em situação de rua possam recomeçar. Investir em capacitação profissional é uma forma concreta de oferecer não apenas a saída das ruas, mas também a chance de reconstruir a vida com autonomia e dignidade”, aponta Gustavo Rocha, secretário-chefe da Casa Civil, órgão do GDF responsável pelo Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua do DF. “Os resultados alcançados pelo Renova mostram que o DF é uma porta de recomeço para todos aqueles que sabem agarrar a oportunidade”, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.

Outra ação do GDF voltada a pessoas em situação de rua foi a nomeação de 15 delas em cargos públicos dentro do próprio governo. Os nomeados foram divididos igualmente em três secretarias: Justiça e Cidadania, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. Além disso, o DF foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão das ações de abordagem à população de rua pelo Supremo Tribunal Federal no último ano.

“A pessoa em situação de rua precisa de um olhar diferente, de oportunidades que desenvolvam suas autonomias e o processo de saída das ruas. O GDF tem dado essas oportunidades por meio do Plano Distrital para População de Rua. Elas são abordadas, atendidas e mapeadas pela Sedes e encaminhadas para a Sedet, que qualifica e emprega por meio do RenovaDF. Isso é olhar a pessoa em situação de rua com suas complexidades, é entregar dignidade”, reforçou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Fonte: A partir de informações da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *