
Redução da criminalidade na capital passa pela reativação, há seis anos, das delegacias 24 horas, que aumentam investigações e levam segurança à população
6 de maio de 2025 09:15A abertura ininterrupta de 31 delegacias circunscricionais e quatro especializadas tem permitido à população o acesso a ajuda e orientação policial a qualquer hora do dia. O serviço de funcionamento 24 horas das delegacias completou seis anos, implementado pelo governador Ibaneis Rocha nas primeiras semanas de gestão, em 2019, e é considerada um dos pilares da redução da criminalidade registrada desde então. A lógica é simples: com aumento nas investigações, aumenta-se as conclusões de crimes.
A medida se consolidou como uma das ações do Governo do Distrito Federal (GDF) para tornar Brasília a segunda capital mais segura do país – segundo o Atlas da Violência –, além de auxiliar na redução expressiva dos índices criminais nos últimos anos. “As delegacias no DF estavam sem atendimento noturno desde 2016, o que era inadmissível, tanto que, quando nós assumimos o governo, esse foi um dos primeiros projetos para a segurança pública”, lembra o governador. “Nós instituímos o serviço voluntário, que permitiu aos policiais fazerem os plantões e receberem pela hora trabalhada. O resultado veio, com o aumento da investigação e elucidação de crimes na nossa cidade”, completou.
“Poucos órgãos públicos funcionam de madrugada ao alcance do cidadão. Como um hospital, as delegacias podem ser procuradas a qualquer momento pela população para orientação e registro de ocorrências”, registra o porta-voz da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Lúcio Valente. Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Varjão, Vânio Scarabelot, a volta do funcionamento 24 horas das delegacias auxiliou a população no registro das ocorrências, trazendo uma maior sensação de segurança.
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Fonte: Com informações da Agência Brasília