Operando há dois meses, Vai de Graça, que garante gratuidade em transportes públicos aos domingos e feriados, ultrapassa 10 milhões de acessos no DF

7 de maio de 2025 14:40

Vai de graça! O programa, criado em março pelo Governo do Distrito Federal (GDF), alcançou, em dois meses de funcionamento, a expressiva marca de 10,7 milhões de acessos no transporte público. A iniciativa, que já é um sucesso como política pública, foi lançada nas festividades de Carnaval e garante gratuidade no ônibus, metrô e BRT aos domingos e feriados. Os acessos ao sistema vêm crescendo a cada semana, impulsionando o comércio, a economia e o turismo na capital. Além d democratização da mobilidade, o programa também promove o lazer e o acesso à cultura no Distrito Federal.

A iniciativa traz benefícios para além da gratuidade. “Mais do que facilitar o transporte, ele movimenta o comércio e permite que famílias saiam de casa para passeios, para os parques, para a igreja. É um programa que gera retorno social e econômico, promove inclusão e melhora a qualidade de vida da nossa população”, constata o governador Ibaneis Rocha. “Superamos todos os nossos objetivos, otimizamos a frota que ficava ociosa aos domingos e feriados e conseguimos absorver 60% mais usuários, sem aumentar o custo do sistema de transporte”, destacou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

Somente no Dia do Trabalhador (1º) foram 526.556 acessos, um salto de 57,16% em comparação com o mesmo feriado em 2024, quando o Vai de Graça ainda não havia sido implementado. No último domingo (4), foram registrados 479.786 acessos, mantendo a média alta de adesão ao programa. Entre os picos de maior procura estão os feriados de Páscoa e do aniversário de Brasília, com 474.545 e 602.653 acessos, respectivamente. Já nos dias de Carnaval, os números se mantiveram altos: no sábado (2/3), foram 491.985 acessos; no domingo (3/3), 770.364; na segunda-feira (4/3), 590.775; e na terça (5/3), 462.384.

Para utilizar o transporte público de graça, o passageiro pode utilizar os cartões Mobilidade, Vale-Transporte, PcD, Idoso ou Passe Livre Estudantil. Quem não poss

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Fonte: A partir de informações da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *