
Novos reservatórios de água em Sobradinho: GDF investe R$ 19,3 milhões para beneficiar 1 milhão de pessoas na região administrativa
13 de agosto de 2025 05:00Dois novos reservatórios de água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para assegurar o fornecimento na Região dos Lagos, em Sobradinho. ´São as obras do Governo do Distrito Federal (GDF), que está construindo, com investimento de R$ 19,3 milhões, a terraplanagem do terreno. Após a conclusão do projeto, serão diretamente beneficiados moradores não só de Sobradinho, mas de Sobradinho II, Itapoã, Paranoá e de condomínios nessas regiões.
Segundo o presidente da Caesb, Luís Antônio Almeida Reis, a obra visa a segurança hídrica da população do Distrito Federal. “Os novos reservatórios vão beneficiar diretamente cerca de 1 milhão de pessoas”, aponta. “A gente traz essa tranquilidade para a população. Na verdade, vamos ampliar o atendimento para alguns condomínios que hoje são atendidos com bombas e poços. A ideia da Caesb é ampliar e atender todo mundo com água potável de qualidade”.
A construção foi iniciada no fim de julho e a estimativa é de que os reservatórios comecem a operar em meados de 2026. “Está tudo organizado, tudo licenciado. O terreno foi cedido à Caesb pelo GDF. E, com esses reservatórios prontos, a gente conclui o Sistema Paranoá Norte que começamos em 2024”, projeta o presidente.
O Sistema Paranoá Norte vai contemplar o tratamento e distribuição da água captada no Lago Paranoá. A água passará pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Lago Norte, onde será armazenada nos reservatórios da Elevatória de Água Tratada Lago Norte e, posteriormente, bombeada por meio da Adutora Taquari para os reservatórios de Sobradinho e da Região dos Lagos.
Reservatórios
Os reservatórios do Setor Habitacional da Região dos Lagos serão revestidos de material metálico de aço carbono sobre base de concreto. Serão câmaras de 4 mil m³, cada, que proporcionarão capacidade volumétrica de 8 mil m³ (equivalente a 8 milhões de litros) e 30,66 metros de diâmetro, com vazão prevista de 310 litros por segundo.
De acordo com a Caesb, a distribuição das saídas de água será da seguinte forma:
- Adutora AAT.CRK.010 — abastece o Condomínio RK;
- Reservatório RAP.SB2.001 — abastece Sobradinho I e II, Boa Vista e Grande Colorado;
- Adutora SAT.TAQ.031 — abastecerá Itapoã e Paranoá (projeto em fase final)
- Construção foi iniciada no fim de julho e visa a segurança hídrica da população do Distrito Federal. Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
- Fonte: A partir de informações da Agência Brasília